11 cheiros surpreendentes que os cães podem sentir

Enquanto um ser humano geralmente tem de 5 a 6 milhões de receptores olfativos, um cão pode ter de 100 a até 300 milhões, dependendo da raça, como é o caso do Bloodhound. Por isso esses animais podem sentir odores que nós humanos, muitas vezes, nem imaginamos que exista.

Pessoas

Os cães não apenas podem sentir o cheiro de uma pessoa a muitos metros de distância, como também distinguir um único aroma em meio à multidão, habilidade muito apreciada em operações de resgate de pessoas desaparecidas.

XYLA/Pixabay

Drogas

Não importa onde se tenta esconder drogas ilícitas, o cachorro vai encontrar. O sistema antidrogas mais poderoso do mundo conta com uma parte do cérebro dedicada a analisar odores cerca de 40 vezes maior que a de uma pessoa.

dnlrmrzsnz/Pixabay

Armas de fogo e explosivos

Pesquisas revelam que um cão pode identificar materiais explosivos, como gasolina, em quantidades semelhantes à de o bilionésimo de uma colher de chá. Dificilmente um cão não encontrará o que estiver treinado para encontrar.

Clay Banks/Unsplash

Gravidez

Assim como um cão pode sentir o odor de uma pessoa, ele saberá quando algo está diferente por aí, como as mudanças hormonais causadas por uma gravidez.

Isabella Angélica/Unsplash

Emoções

Os sentimentos vão muito além do mental e também alteram o físico, novamente os hormônios entram na história. Seja o cortisol pelo estresse, ou a oxitocina pela alegria, os cães conseguem detectar e, dessa forma, sabem como alguém está se sentindo.

Blue Bird/pexels

Diabetes

As alterações no nível de glicose no sangue podem afetar até mesmo o cheiro do hálito humano. Cães treinados podem detectar a queda dos níveis de açúcar, ajudando pacientes em casos de emergência.

reprodução shutterstock

Câncer

Um estudo de 2019 aponta que os cães podem detectar sinais de câncer em amostras de sangue com uma taxa 97% de precisão. Segundo os pesquisadores, a forma de detecção altamente sensível poderia salvar milhares de vidas e, talvez, os cães tenham a resposta.

reprodução shutterstock

Desastres naturais

Não se sabe exatamente como, mas os cães conseguem pressentir as mudanças atmosféricas e, por isso, muitas vezes já ajudaram a salvar vidas ao avisar da iminente aproximação de tornados e até terremotos.

Hanson Lu/Unsplash

Coronavírus

O vírus causador da Covid-19 pode ser detectado pelos cães e, nos últimos anos, muitos animais foram especialmente treinados para essa função, como parte do protocolo de segurança de aeroportos, por exemplo.

Mathias Reding/Pexels

Percevejos

Algumas empresas de controle de pragas ‘contratam’ cachorros para ajudar a identificar a presença desses pequenos insetos. Os cães conseguem sentir o odor que os percevejos produzem por meios de glândulas. Um ser humano não conseguiria sentir nem mesmo o cheiro de uma grande infestação.

Cocô de baleia

Talvez aqui ter um nariz menos poderoso não seja exatamente uma desvantagem. Os cães podem sentir o cheiro de cocô de baleia a até 2,6 km de distância. Uma cadela chamada Eba estava à beira da morte quando foi adotada por Deborah Giles, uma pesquisadora de orcas. Desde de 2019 Eba ajuda a encontrar baleias por meio dos excrementos que fazem no mar.

Instagram/%40eba_the_whale_dog

9 sinais que os cães conseguem pressentir

Os cães podem até perceber o caráter de uma pessoa. Veja mais no link!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!