As 7 vidas dos gatos: verdade ou mito?

É muito provável que você já tenha ouvido falar naquela velha história de que os gatos têm sete vidas, afinal, todo mundo já viu alguém falar "você precisar adotar um bichano para ter 7 vidas para cuidar”.

Mas é 7 ou 9?

Também é possível que já tenha visto em algum filme ou série que os gatos têm 9 vidas, isso acontece porque nos países de língua inglesa os felinos ainda ganham um bônus de duas vidas. É claro que isso tudo não passa de um mito, mas de onde essa história surgiu, afinal?

Maria Teneva/Unsplash

O poder felino

Uma possível explicação vem do fato de os gatos não demonstrarem muito quando estão com algum problema, o que faz com que muitos pensem que eles sequer fiquem doentes. Outro é o fato de os gatos (quase) sempre caírem de pé, mesmo quando saltam ou despencam de grandes alturas.

Chandler Cruttenden/Unsplash

Diz a lenda que...

Existe uma lenda, surgida na Idade Média, que dizia que as bruxas tinham associação com os gatos, especialmente os da cor preta. A partir dessa ideia, em 1584, o escritor inglês William Baldwin escreveu o livro no qual relata que as bruxas poderiam possuir os copos de seus gatos por até nove vezes.

Os gatos e as mulheres?

Antes disso, em 1546, o poeta inglês John Heywood reuniu alguns provérbios, entre os quais um diz algo como: “A mulher, assim como o gato, tem nove vidas”. Na cultura árabe também já se falava sobre os gatos terem sete vidas, mas sem caráter de perseguição.

Como chegou até aqui?

Quando a Península Ibérica (região formada por Portugal e Espanha) foi ocupada pelos Mouros, é bem provável que eles tenham levado essa crença dos árabes. Com a colonização do Brasil, o mito acabou chegando até o nosso país da forma como o conhecemos.

Os gatos como seres respeitados

O profeta Maomé era um grande admirador dos gatos e costumava mencionar as sete vidas em seus provérbios, pois ele acreditava na capacidade de amar dos bichanos. Já no Antigo Egito, os gatos eram adorados, respeitados e considerados como divindades. Os egípcios também acreditavam que os gatos tinham sete vidas.

Há um lado bom e um lado ruim

O mito de que os gatos são detentores de múltiplas vidas surgiu acompanhado de abordagens negativas e também positivas – e, infelizmente, muito das negativas ainda se proliferam até os dias de hoje.

Alicja Koczaska/Unsplash

Apenas uma vida

Como qualquer ser vivo, os bichanos têm apenas uma vida e essa deve ser bem cuidada e valorizada ao máximo. Cuide bem do seu gatinho!

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Anna/Pixabay