15 curiosidades sobre chinchilas

As chinchilas são animais fofos e limpinhos, apesar de terem características que a assemelham aos coelhos, no geral eles são animais bem diferentes. São pets divertidos e tranquilos, mas necessitam de cuidados bem específicos.

Expectativa de vida

Uma chinchila tem uma expectativa de vida maior que a de outros roedores, podendo viver até 20 anos, quando estão livres. Em cativeiro a vida desses animais tende a ser mais curta. Parte disso se deve pela dor que sentem ao mastigar, fazendo com que não queiram comer.

Dentes que nunca param

As chinchilas têm dentes que crescem a vida toda, e é isso o que pode causar dores ao mastigar. Na natureza elas costumam comer arbustos ásperos, que ajudam a desgastar os dentes. O tutor de uma chinchila deve fornecer alimento e brinquedos adequados.

Benjamin M. Groß

Um animal sonoro

As chinchilas podem produzir até dez sons diferentes, de acordo com o que estiver acontecendo no ambiente. Elas também têm um amplo alcance vocal e podem emitir sons em diferentes tons.

Muitos “idiomas”

As chinchilas podem se comunicar entre si usando latidos, chilreios e grunhidos, além de guinchos.

Benjamin M. Groß

Pelos especiais

As chinchilas têm pelagem grossa que ajuda a sobreviver em temperaturas geladas em grandes regiões de grandes altitudes, como montanhas dos Andes América do Sul. Elas também podem aguentar temperaturas superiores aos 26°C, mas muito além disso pode causar problemas pelo calor intenso.

Muito macio

Os pelos das chinchilas são considerados os mais macios do mundo, 30 vezes mais que o cabelo humano! As chinchilas também têm 50 ou mais pelos por folículo, ao contrário dos humanos, que têm apenas um.

eliskostkova/Pixabay

Não são como os coelhos

Apesar de serem muitas vezes colocadas como parte do mesmo grupo, as chinchilas e os coelhos não são semelhantes. As chinchilas são roedores, enquanto os coelhos são lagomorfos.

Coloridas

As mais comuns são as de pelos cinza-azulados em tons mais escuros, mas na natureza já foram encontradas chinchilas com pelos cinza-amarelados, e também em tons de bege, branco, ébano, safira, violeta, carvão e até veludo.

Tanya Kusova/Unsplash

Muito cuidado ao manusear

É preciso ter bastante cuidado ao pegar uma chinchila, por isso não são indicadas para crianças muito pequenas. Esses pequenos animais podem dar beliscões quando são manuseadas de forma grosseira. Elas também tendem a esconder o rosto quando estão se sentindo nervosas.

Pulando alto

As chinchilas são animais muito ágeis e podem dar saltos de até um metro e meio no ar.

Banho a seco

Pós para banho são usados para chinchilas para remover qualquer óleo ou umidade dos pelos, isso também ajudará a manter a pele macia. Não se deve dar banhos com água, pois pode causar quedas de pelo.

Digerir e repetir

As chinchilas fazem um processo chamado de cecotrofia, é importante para manter o bom funcionamento do sistema digestório, digerindo o alimento duas vezes. Chamado também de “reciclar o cocô”.

Deslizamento de pele

É um mecanismo de defesa natural da chinchila contra predadores. Isso permite que elas liberem grandes pedaços de pele, escapando do predador e o deixando apenas com um pedaço de pele.

Tanya Kusova/Unsplash

Sangue bem oxigenado

Os glóbulos vermelhos das chinchilas podem conter mais oxigênio do que outros roedores. Isso se deve às condições naturais de vida em grandes altitudes.

BradyBunch/Pixabay

A pose da refeição

Ao comer, as chinchilas tendem a sentar sobre as ancas, usando as patas dianteiras para segurar a comida.

Gayotto