Conheça as 10 raças mais indicadas para os idosos

Adquirir um cachorro só traz vantagens para a vida dos idosos

Com o passar dos anos, vamos envelhecendo e tendo cada vez mais dificuldades de cuidar de nós mesmo. A locomoção fica difícil, a memória mais fraca e o aprendizado mais lento, no entanto, isso não é motivo para ficar abandonar as vantagens da vida. Os idosos, assim como qualquer outra pessoa, também deve desfrutar dos prazeres do dia a dia, e um deles é ter um cachorrinho.

Leia mais:  Como tosar cachorro em casa de forma correta

Pode parecer loucura dar um animal para uma pessoa mais velha, afinal, cuidar de um pet dá certo trabalho. Todavia, ter um cão traz inúmeros benefícios. Ele estimular os exercícios físicos, melhora o emocional, ativa o psicológico e promove a socialização, além de servir como companhia diária. Adquirir um cão se tornou vantajoso, tanto fisicamente quanto psicologicamente, para os  idosos.

Antes de decidir se deve possuir ou não um pet, é preciso escolher qual a melhor raça. O importante é saber qual cão irá cumprir as necessidades da pessoa. São numerosos tipos de animais, e com certeza um irá se adequar ao ambiente e ao idoso. Por isso, conheça as 10 raças mais indicadas para quem é mais velho. 

#1 Pug

Foto: shutterstock
As raças mais indicadas para pessoas idosas








Os  Pugs são cães pequenos, tendo em média 30 cm. Eles se adaptam facilmente a qualquer ambiente e estilo de vida, são apegados ao dono e execelente  companhia. A raça também é uma das mais inteligentes entre os cães, sendo uma ótima aquisão. Fora isso, os cuidados com o pelo são mínimos: raramente são tosados, não precisam de muito banho e necessitam de pouca escovação.  A única desvantagem são os problemas respiratórios da raça. 

#2 Yorkshire Terrier

Foto: Reprodução
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Se você deseja um cão portátil e tranquilo para ser transportado, o  Yorkshire é uma boa escolha. Por ter um porte pequeno, chegando em média a 20 cm, ele é indicado para idosos que moram em locais pequenos e gostam de passear ao lado do cão. Fora isso, é muito companheiro, inteligente e não se irrita com facilidade. 

Leia mais:  Os cuidados com o pet no verão precisam ser redobrados, fique atento

#3 Shih Tzu 

Foto: Reprodução
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Essa raça é tranquila e precisa de pouco exercício físico. Ela é indicada para as pessoas que gostam mais de ficar em casa, sem muita disposição para caminhar. O  Shih Tzu é perfeito para casas pequenas, sabe ser afetuosos e dedicado ao dono. O cão será uma ótima companhia e adora receber carinho. A única desvantagem é o pelo, que exige certa dedicação. 

#4 Boston Terrier

Foto: Reprodução Pinterest
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Esse cão está na lista por ter facilidade na hora do adestramento. Ele é inteligente e aprende os comandos com rapidez, por isso é indicado para idosos. Além disso, a manutenção e os cuidados com o cão são simples e não exige muitos exercícios. A raça também é amigável, gentil, extrovertida e protetora. O  Boston Terrier será um ótimo companheiro. 

#5 Schnauzer

Foto: shutterstock
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Existem três tamanhos de Schnauzer : o miniatura, standart (padrão) e gigante. Para um idoso, talvez a melhor opção seja o miniatura. Essa raça é indicada para quem procura um cão vigia, que late quando existir algo suspeito. Vale reforçar que o Schnauzer não é um animal de guarda por causa de seu porte, apenas de alerta. Ele também é afetuoso, cheio de energia e perfeito para quem possui netos em casa. 

Mais:  Qual a quantidade de ração para cachorro certa para o seu?

#6 Poodle Toy

Foto: Reprodução Pinterest
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Para os idosos alérgicos, o  Poodle Toy é uma ótima opção. Além de soltar pouco pelo, o cão é fácil de adestrar e serve como cão de alerta. Seu tamanho pequeno, chegando até 28 cm, facilita viver em casas menores. É bastante amoroso, dedicado e se relaciona bem com qualquer tipo de pessoa. 

#7 Maltês

Foto: Reprodução
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Maltês é conhecido como "cão de colo", pois é inseparável do dono e não consegue ficar sozinho. Se você passa mais tempo em casa do que fora e quer um cão tipo "filho", esse é uma ótima opção. Ele é brincalhão, sociável, gentil e adapta-se ao estilo de vida do dono. Fora isso, é bastante alerta a barulhos e situações estranhas. Por fim, seu pequeno tamanho também vantajoso. 

#8 Bichon Frisé

Foto: reprodução shutterstock
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Trata-se de uma raça com temperamento dócil, tranquilo e muito fácil de lidar. Ele é sociável, independente da idade da pessoa, e tem bom relacionamento com outros animais. O Bichon Frisé é inteligente e responde rapidamente ao treinamento. A única desvantagem é que o cão tem bastante energia e o pelo requer cuidados.

Veja também:  Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

#9 Cavalier King Charles Spaniel

Foto: shutterstock
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Cavalier King Charles Spaniel é conhecido pela obediência e ótimo temperamento. Tem um grau de energia média e consegue viver em locais pequenos. Sabe ser amável, bem humorado e gentil com seu dono. Tem uma relação boa com crianças, indicado para quem vive ao lado dos netos. Adora estar perto da família e não se adapta a uma vida isolada e sozinha. 

#10 Golden Retriever

Foto: Reprodução
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Até então só foi sugerido raças de pequeno porte, mas, se você busca um de tamanho grande, o  Golden Retriever pode ser uma opção. Ele é bom para idosos estão em busca de um cão de guarda, para protegê-los de intrusos. O Golden não é agressivo e nem ataca, mas é alerta e receoso com estranhos. Fora isso, é amoroso, dócil, paciente, gentil e devotado à família e ao dono. É uma ótima companhia e também serve como guia, caso a pessoa precise. As desvantagens dessa raça são os cuidados, pois o pelo é grande e o cão necessita de muito exercício, e a casa deve ser grande. 

#11 Vira-latas

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
As raças mais indicadas para pessoas idosas

Mais:  Hotel para cachorro e família: dicas para um passeio em conjunto

Esse tópico é um bônus, pois não devemos esquecer dos cães vira-latas. Eles não possuem raça indefinida e a maioria vive em abrigos, mas ter um só tem vantagens. O custo costuma ser baixo, são mais resistentes a doenças, alguns já são treinados e se adaptam facilmente a qualquer estilo de vida. Além disso, não tem nada mais satisfatório do que salvar um vida e dar lar e carinho a ela. Os idosos irão amar ter um cão vira-lata.