Você não vai acreditar que esses animais transparentes realmente existem

A transparência faz parte da evolução dos que precisavam encontrar uma forma de se proteger de predadores

Muitas coisas da natureza impressionam com sua beleza, singularidade e complexidade. Devido a tanto diversidade, algumas delas são bastante desconhecidas. Esse é o caso dos animais transparentes, por exemplo. Eles parecem serem feitos de vidro e estão espalhados em diferentes ecossistemas ao redor do mundo. 

Leia mais: 10 animais exóticos que você pode ter em casa

A maior parte dos animais transparentes está no oceano e desenvolveu essa característica pela necessidade de autodefesa. "Quase todos os animais estão protegidos por dentes, venenos ou velocidade, por exemplo. Mas esses não tinham nada isso e acabaram desenvolvendo um grau de invisibilidade", explica o cientista americano Sönke Johnsen a um site especializado em biologia. 

Está curioso para conhecer os seres vivos que são, talvez, os mais difíceis de serem encontrados por aí? Então dá uma olhadinha nessa lista: 

Rã de vidro

Por estar entre um dos animais transparentes, alguns órgãos da rã de vidro podem ser vistos
Foto: Reprodução Pinterest
Por estar entre um dos animais transparentes, alguns órgãos da rã de vidro podem ser vistos



Essas rãs pertencem a família  Centrolenidae e estão presentes na natureza em uma variedade de cerca de 60 espécies. Normalmente o tamanho delas é de 2 cm e a transparência está mais presente na parte inferior do corpo. 

De hábito noturno, são encontradas, principalmente, nas florestas da América do Sul e Central.

Borboleta transparente

Foto: Reprodução Bored Panda
A borboleta transparente é uma representante não aquática dos animais transparentes


A maioria das pessoas está acostumada com borboletas cheias de cor e chamativas. Essas da espécie   Greta Oto  são um pouco diferentes e possuem "asas de vidro", mas nem por isso deixam de ser chamativas. 

Encontradas na América Central e na do Sul, especificamente no México, Panamá e Venezuela, essas borboletas chamam atenção por se alimentarem de plantas tóxicas. Os machos costumam transformar essas toxinas em feromônios. 

Macropinna microstoma

Foto: Reprodução Pinterest
A Macropinna Microstoma é um peixe que possui a cabeça transparente

"Peixe fantasma" é uma forma mais fácil de se referir ao Macropinna Microstoma. O peixe possui apenas a região da cabeça transparente e se diferencia dos outros animais por ter essa característica mais voltada para a caça do que para a proteção. 

Os olhos dele podem rodar dentro da cabeça, aumentando muito o raio de visão e permitindo uma localização mais apurada das presas disponíveis. A espécie rara pode ser encontrada nos mares do Japão e do México. 

Medusa-da-lua

Foto: Reprodução Pinterest
A medusa da lua é uma espécie de água viva


A Medusa da Lua é considerada um dos animais transparentes mais fáceis de encontrar em seu habitat natural (praias da Europa). A espécie de água viva mede em torno de 5 a 40 cm de diâmetro e vive perto da superfície. Além dela já foram catalogados outros 1.500 tipos ao redor do mundo.

Cyanogaster noctivaga

Foto: Reprodução Pinterest
Essa é uma espécie dos animais transparentes que foi descoberta recentemente




O animal foi visto pela primeira vez em 2013 durante uma pesquisa realizada na Amazônia, Brasil, e talvez seja a descoberta mais recente entre os animais transparentes. Por isso, muitas informações sobre a espécie ainda são bastante desconhecidas. 

Besouro tartaruga

Foto: Reprodução Pinterest
O besouro tartaruga é um animal parcialmente transparente






O Besouro Tartaruga possui uma camada de quitina (cutícula) transparente que vai alterando sua cor de acordo com a incidência da luz e com o ambiente, sendo essencial para a camuflagem e proteção do inseto. 

Leia também: Cachorros esportistas: saiba quem são eles e conheça as principais raças

Juvenile Surgeonfish

Foto: Reprodução Pinterest
Esse tipo de animais transparentes é mais encontrado na Nova Zelândia


Acredite ou não, essa é uma evolução da mesma espécie representada por Dory nos filmes "Procurando Nemo" e "Procurando Dory", a Cirurgião-patela. O peixe pode crescer até 30 cm e está presente no mar da Nova Zelândia. 

Formiga-faraó

Foto: Reprodução Bored Panda
A formiga-faraó possui algumas partes do corpo transparentes


Outro nome para esse inseto é "Formiga-do-açúcar". Ele é conhecido pela sua cor amarela, quase transparente. Pequena e quase imperceptível, é considerada uma praga urbana. 

Enguia-europeia

Foto: Reprodução Bored Panda
A enguia europeia muda de cor algumas vezes durante a vida



Leia mais: Tudo sobre os peixes de água doce

A Enguia-europeia não pertence aos  animais transparentes durante toda a vida. Isso por que ela possui um ciclo de vida muito peculiar: sofre metamorfoses, mudando de forma e de cor de acordo com a idade e o local em que se encontra. Ela permanece sem pigmentação quando está no oceano, em grande profundidades. No continente, a enguia assume cor amarelada ou prateada.