Mitos e fatos sobre a audição de cães e gatos

Quem tem animais de estimação em casa geralmente se preocupa com a exposição dos pets aos grandes ruídos, seja em meio a uma forte tempestade ou durante queimas de fogos de artificio. Isso acontece devido à audição aguçada dos animais.

A preocupação é válida

O médico-veterinário Pedro Mancini explica que eventos como esses podem ser muito estressantes para os animais. Mas o especialista da DogPhones alerta que existem muitos mitos em torno do assunto, tornando difícil entender como proteger adequadamente a audição dos pets.

Karsten Winegeart/Unsplash

Observe o comportamento do seu pet

Essa é a primeira coisa que os tutores devem fazer durante eventos barulhentos. “Se um pet se mostra estressado ou assustado, é importante que o tutor tente minimizar o impacto do barulho. Uma maneira de fazer isso é proporcionar um ambiente seguro e confortável, como um espaço fechado e acolhedor em casa, onde o pet se sinta protegido”, afirma Mancini.

Animais são indivíduos

É fundamental lembrar que os animais são indivíduos únicos e podem responder de maneira diferente a eventos barulhentos, então é importante observar e compreender as necessidades individuais de cada um.

Audição superior aos humanos

Sim, é verdade que os animais domésticos, em geral, têm uma audição muito mais aguçada do que os humanos. Enquanto o ouvido humano é capaz de detectar sons com frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz, os cães são capazes de ouvir frequências de até 65.000 Hz. Os gatos têm uma audição ainda mais sensível, podendo detectar frequências de até 100.000 Hz.

Por que tão poderosos?

Essa diferença na capacidade auditiva dos pets é resultado de uma adaptação evolutiva que permitiu que eles pudessem se comunicar e caçar com mais eficiência. E é essa audição superior que pode tornar os animais mais sensíveis a ruídos altos e prejudiciais. Por isso, é importante que os tutores estejam cientes dos cuidados necessários para proteger a audição de seus pets.

Algodão para amenizar o barulho é eficaz?

Muitas pessoas acreditam que colocar um pedaço de algodão no ouvido do pet pode ajudar a amenizar os efeitos do barulho, mas isso não é bem verdade. Esse método pode causar mais danos do que benefícios, já que ele não é capaz de bloquear efetivamente o som.

Tenha cuidado

Se o algodão for colocado muito fundo no canal auditivo do pet, pode causar desconforto, irritação e até mesmo infecções no ouvido, o que leva a problemas mais graves de saúde. Portanto, evitar o uso de algodão e investir em métodos mais seguros e eficazes para proteger a audição dos pets faz toda a diferença.

Limpar os ouvidos previne problemas de audição?

Manter cronograma de limpezas regulares dos ouvidos dos pets é uma prática importante para manter a saúde auditiva. A sujeira acumulada nos ouvidos pode causar infecções e inflamações que afetam a audição.

Limpe apenas quando necessário

Limpar os ouvidos com muita frequência pode causar irritação e danos à pele sensível dentro do ouvido do animal. É recomendado que a limpeza dos ouvidos de cachorros e gatos seja feita por um profissional veterinário.

Poderosa, mas não infalível

“Depois de explorar o que é fato e o que é mito sobre a audição dos pets, podemos concluir que esses bichinhos têm uma capacidade auditiva que vai além da nossa compreensão. Mas esse fato não significa que a audição de cães e gatos é infalível – muito pelo contrário”, aponta Mancini.

Proteja o seu pet ao máximo

“Precisamos ter cuidado para não os expor a ruídos excessivamente altos, que podem causar danos permanentes à sua audição – que é, sem dúvidas, um dos sentidos mais importantes para a saúde dos animais domésticos”, completa.

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidade do mundo dos pets diretamente no seu celular.