Diferentes tipos de anemia em gatos

Os gatos podem ter dois tipos de anemia, que agem como uma patologia secundária a distúrbios que podem ser graves. A falta de glóbulos vermelhos - também chamados de eritrócitos ou hemácias, responsáveis pela oxigenação dos tecidos do corpo - afeta igualmente a todos os animais.

O que é a anemia em gatos?

Anemia é um termo usado quando há um déficit de eritrócitos no sangue. Essas células contêm um pigmento denominado hemoglobina, que é responsável por coletar as moléculas de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Quando essas células ficam escassas, a oxigenação sanguínea começa a falhar.

Zariflavin/Pexels

Sintomas da anemia

Sem receber todo o oxigênio necessário, algumas funções básicas do corpo ficam prejudicadas. O gato passa a sentir fraqueza e falta de apetite, as membranas mucosas ficam pálidas, a respiração fica acelerada, e o pet fica com mau hálito.

Ermelinda Maglione/Pexels

Causas da anemia

A anemia pode ser consequência de perda de sangue devido a sangramentos internos ou externos. Mas é geralmente secundária a outras patologias, como doenças endócrinas, insuficiência renal e problemas do sistema imunológico.

Chandler Cruttenden/Unsplash

Anemia regenerativa

Entre as duas formas de anemia que podem ameaçar a vida de um gato, a regenerativa é a que tem o melhor prognóstico. Mesmo que a perda de hemácias seja patológica, a medula óssea continua produzindo células sanguíneas. Pode ser revertida por tratamento à sua causa primária, geralmente acompanhados por fluidoterapia e suplementação.

Roberto Sotelo/Unsplash

Anemia não regenerativa

É a mais grave e ocorre quando o gato não é capaz de sintetizar células do sangue normalmente e o agente subjacente é o comprometimento da medula óssea. Entre suas principais causas estão: insuficiência renal crônica, doenças endócrinas, deficiências nutricionais, hipoplasia ou aplasia da medula óssea, leucemia felina e peritonite infecciosa felina (PIF).

Zayn Shabbir/Unsplash

O tratamento

O tratamento para a anemia não regenerativa dependerá do estado da medula óssea e de sua patologia subjacente. É um tratamento longo e mais indicado para dar mais qualidade de vida ao animal, compensando sua perda de hemácias, do que como uma solução definitiva.

Ermelinda Maglione/Pexesl

Como saber se o gato está anêmico?

Ao observar qualquer sinal de anemia no animal de estimação, o tutor deve levá-lo ao médico-veterinário o mais rápido possível. Quanto mais cedo for detectada a causa, maiores serão as chances de um tratamento eficaz.

diak83/Pixabay

O diagnóstico

O primeiro passo será verificar com um exame de hemograma, tamanho, forma e número total de glóbulos vermelhos no sangue do felino. Também serão realizados exames para descobrir a causa principal da anemia e, então, o veterinário aplicará o tratamento mais indicado.

ReproduçãoSshutterstock

Leve sempre o seu pet ao veterinário

Por mais que visitas ao médico-veterinário possam ser estressantes para alguns animais, especialmente para os gatos, é um “mal necessário” que ajudará a identificar qualquer problema de saúde antes que se torne algo mais grave. Vale ressaltar que apenas um profissional capacitado pode fazer o diagnóstico.

shutterstock

Acompanhe o Canal do Pet também no Instagram