Cães e gatos com obesidade

Sintomas e dicas para a saúde do seu pet

Quando o pet é considerado obeso?

Não é tão comum vermos animais com sinais visíveis de obesidade, mas essa é uma condição mais comum do que parece. No entanto, o pet é considerado obeso quando passa de 30% do peso considerado normal para a raça e sexo. Com apenas 15% já pode causar problemas de saúde e requer cuidados.

Anekke/Pexels

As consequências de estar acima do peso

O sobrepeso tem sérias consequências para a saúde dos pets, inclusive limitando a expectativa de vida do animal. O desgaste dos ossos é maior, os órgãos sofrem mais pressão e aumentam as chances de problemas cardíacos e respiratórios. Quanto mais peso, mais difícil será reverter, por isso é fundamental que o animal pratique atividades físicas.

Alfr Dlu/Unsplash

Higiene prejudicada

Os animais se sentem responsáveis pela própria higiene, especialmente os gatos, que se mantêm o mais limpos possível. Como se lambem para se limpar, quando obesos eles não conseguem alcançar certas partes do corpo, ficando mais sujos e vulneráveis a infecções.

Nida/Pexels

Raças propensas à obesidade

Alguns cães são mais propensos, geralmente aqueles que têm a pele mais grossa, gorda e com dobras. Eles podem ter um cheiro mais forte e até desagradável. Algumas raças propensas são: beagles, basset hounds, cocker spaniels, labradores e dachshunds. O ideal e evitar alimentos gordurosos na dieta dos pets.

Bryce Carithers/Pexels

Gatos são os que mais sofrem

Os gatos tendem a viver mais em ambientes fechados do que os cães, tendo um espaço mais limitado para se exercitar. É preciso dar condições para que o animal se mantenha ativo (enriquecimento ambiental e brincadeiras). Assim como os cães, deve-se ter cuidado com a alimentação.

Shuttersock

Castração engorda?

Uma das razões para o aumento de peso é a castração. Após isso, é preciso mudar a dieta do pet e oferecer alimentos adequados, seguindo a orientação do veterinário. Cães castrados, por exemplo, necessitam de cerca de 30% menos calorias.

Michelle Middleton/Pexels

O peso da idade

Alguns cães e gatos parece que ganham peso devido à idade, quando chegam aos seus últimos anos de vida. Isso está relacionado à falta de exercícios nessa fase da vida. O tutor deve cuidar para que o pet se mantenha ativo, além de cuidar de uma alimentação para animais idosos.

Daria Bannikova/Unsplash

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

pexels-cottonbro-6214568