Como a telemedicina veterinária pode revolucionar a vida dos animais

Tecnologia

Na era da tecnologia, as mais diversas plataformas digitais já são aliadas da saúde humana, como a telemedicina, que encurta caminhos e traz conforto para pacientes em todo o mundo. Dessa forma, por que esta facilidade não pode se estender aos animais?

Telemedicina pode trazer mais conforto para o animal

Da mesma forma que acontece com as pessoas, muitas vezes os animais precisam de um atendimento imediato ou de uma consulta com mais conforto, sem precisar sair de casa, e a telemedicina pode ser a saída para esta necessidade, como aponta a CEO da Capri Venture, Alaíde Barbosa.

Acesso a profissionais especializados

A especialista aponta que um diferencial importante da telemedicina é a possibilidade de realizar consultas com profissionais especializados em áreas específicas da medicina veterinária, o que nem sempre é possível no atendimento presencial. Virtualmente as barreiras geográficas são quebradas e o acesso aos profissionais é facilitado.

Regulamentação no Brasil

No dia 8 de junho deste ano, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou a resolução que regulamenta a telemedicina no Brasil. Um novo nicho de mercado foi criado e, a partir de agora, novas ofertas e possibilidades devem surgir de forma acelerada, segundo Alaíde.

Previsão de crescimento do setor

De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2021, os serviços veterinários representaram 9,3% do mercado pet, totalizando R$ 4,7 bilhões. Segundo a startup DrMed.Pet, com a democratização do acesso aos serviços veterinários, o mercado tende a crescer em torno de 14%, inicialmente.

Amor ao pet em primeiro lugar

O principal fator responsável por esse aumento será a consulta com valor acessível, que atrai boa parte dos tutores que, mesmo com o país em crise financeira, não abrem mão de proporcionar o melhor que podem para seus "filhos do coração".

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!