Como manter o pet saudável no inverno

Enquanto entre as pessoas o debate “Calor vs Frio” parece estar longe de uma conclusão, entre os pets o frio é quase uma unanimidade. Os peludos preferem as temperaturas mais baixas.

Um exercício para aquecer

Segundo a farmacêutica Renata Piazera, da Fórmula Animal, a maior parte dos pets lida muito bem com o frio, principalmente os cães, que ficam mais dispostos para a prática de atividades esportivas.

Mas os cuidados são indispensáveis

Piazera ressalta que, apesar dessa preferência, os tutores ainda devem tomar alguns cuidados extras durante a estação, principalmente com filhotes e idosos, que são mais suscetíveis a doenças típicas de inverno. Para ajudar os tutores, a farmacêutica esclareceu 5 das principais dúvidas sobre o tema.

O pet pode tomar banho durante o inverno?

Sim, mas com menor frequência e evitando sempre os dias mais frios. A água do banho deve estar sempre morna e as janelas bem fechadas, para evitar choque térmico. Após o banho, deve se secar bem o pet com toalha e secador de cabelo. Garanta que a pelagem está bem seca, isso ajuda a evitar a proliferação de microrganismos que causam doenças de pele.

Benjamin Lehman/Pexels

E a tosa, ela pode ser feita?

Depende. O mais indicado para pets com pelos curtos, idosos, filhotes ou aqueles que dormem em ambientes externos, é manter apenas a tosa higiênica durante o inverno. Já animais com pelos mais longos e densos, o ideal é evitar tosas muito baixas e investir no uso da tesoura, para aparar apenas os excessos.

A vacinação influencia na saúde durante o clima frio?

Assim como os humanos, é bom que os pets sejam vacinados contra a gripe, já que a doença é mais prevalente durante o inverno. Fora isso, é bom aproveitar o momento e checar se o esquema vacinal do pet está em dia, além de investir na vermifugação e no antipulgas.

Roupas e cobertores são necessários?

Cães e gatos podem usar roupinhas, desde que se sintam confortáveis e a peça não ofereça riscos. É importante ficar atento ao tecido, para evitar alergias. O mais indicado são roupinhas confeccionadas em algodão ou soft. Outro ponto é a higienização das peças, para evitar a proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde, lave sempre com sabão neutro e sem amaciantes.

Com a caminha, algum cuidado especial?

Sim, é indicado colocar a caminha em cima de revestimentos emborrachados ou estrados, a fim de evitar que o frio do chão atravesse para a caminha. Também é importante proteger o animal do vento, retirando-o de áreas com corrente de ar ou abertas.

E quanto à casinha?

Caso o pet durma em ambientes externos, é preciso investir em uma casinha e deixar a abertura virada para alguma parede e contra o vento, para evitar a friagem excessiva.

Produtos aliados da saúde da pele

No caso do shampoo, o ideal é investir em um produto que limpe com profundidade, mas mantenha a hidratação. A hidratação tem o papel de manter o conteúdo de água na epiderme e manter essa barreira em perfeito estado. A melhor forma de garantir que esse produto seja balanceado é consultando um veterinário e pedindo uma formulação para manipulação.

shutterstock

Lenços umedecido de nano coating

Indicados para limpeza diária do pet, o nano coating age formando uma barreira protetora contra a deposição de partículas e sujeiras, mantendo as patas e pelagem do animal limpas por mais tempo. Apresenta ação de limpeza e desinfecção e, em simultâneo, hidrata e protege a região onde o produto foi aplicado.

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular.