Quando o cachorro precisa passear mais?

Uma das principais responsabilidades de se ter um cachorro é levar o pet para passear diariamente. Além de ser uma forma de gastar energia e fazer as necessidades, o cão também se distrai, socializa e desestressa.

Mas nem sempre é assim

A correria do dia a dia faz com que muitos tutores não tenham tempo de passear com o cachorro todos os dias. Muitas vezes, só para não passar em branco, se leva o cão para passeios curtos, mas isso nem sempre é o suficiente. E os cães dão sinais de que precisam passear mais e é preciso saber reconhecer.

Carola Kpunkt/Pixabay

Fica agitado durante a noite

O cão passa o dia todo em casa e acumula toda a energia para a noite, horário em que a família toda costuma estar em casa. O pet não tem estímulos mental e físicos ao longo do dia e isso o deixa agitado quando não deveria.

Pixabay

O cão fica destrutivo

Ficar muito agitado, ansioso ou até agressivo pode significar que o cão precisa se exercitar mais. Um passeio, além de gastar energia, ajuda o animal a relaxar. Esses comportamentos negativos costumam ser causados pelo tédio e ansiedade, um bom passeio diariamente pode resolver.

shutterstock

Adoece fácil, tem sobrepeso ou é sonolento demais

Os passeios ajudam muito a manter a saúde do cachorro em dia e o peso ideal. Exercícios regulares farão o pet se sentir mais feliz e a ter mais disposição para sair de casa. O sistema imunológico também ficará mais resistente contra doenças.

Pauline Loroy/Unsplash

Puxa muito a guia e não sabe socializar

Se o cão fica puxando muito a guia e não sabe interagir com outros animais e pessoas é porque, provavelmente, ele não está acostumado a fazer isso. Os cães precisam aprender a interagir com os outros e pessoas que não sejam da família, e em ambientes diferentes. Isso fará com que sejam menos medrosos e não fiquem latindo para tudo o que se mexa.

Ayla Verschueren/Unsplash

Mas e os gatos, precisam passear?

É mais incomum e muitos felinos não se dão muito bem em passear de coleira, mas também traz benefícios para os bichanos quando feito da maneira certa. Veja mais no link!

Zoe Gayah Jonker/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

Meg Price/Flickr