5 termos médicos para você entender

Geralmente quando se trata de saúde animal é comum se ver termos que nem sempre são tão simples assim de entender o que significam.

Neoplasia

Palavra derivada das palavras neo/novo e plasm/plasma, do grego. Uma neoplasia é o mesmo que câncer, o nome é dado por ser uma nova formação de células. Podem se espalhar por diversos tecidos e órgãos do corpo.

FreePik

Displasia

Outra palavra derivada de “formação”, junto a palavra “dis”, que significa ruim. Muitos problemas podem ser descritos como displasia, como a do quadril, patela e/ou anca. Caso o veterinário diga que há algo “displásico”, normalmente, significa que algo está ruim, seja por uma má formação no crescimento ou desgaste.

Microfilária

Micro/minúsculo e filaria/vermes é um termo usado para descrever larvas nas primeiras fases. Microfilaricidas são medicamentos usados para o tratamento de problemas causados por larvas, sendo mais eficazes quando identificados ainda no começo.

Rim ou bexiga

Ambos podem ser confundidos por leigos, mas são bem diferentes. Os rins são responsáveis pela filtragem de toxinas do sangue. A bexiga é apenas um saco de armazenamento de urina até que possa ser eliminada.

Os problemas de cada um

Um animal não pode viver sem um tecido renal funcional. Infelizmente os problemas renais são bem comuns, principalmente em gatos. A maioria dos cães afetados por cálculos urinários tem cálculos (urólitos) na bexiga, não nos rins.

Variações de “Ites”

Conjuntivite, artrite, cistite, entre outros termos terminados com “ite” descrevem a presença de inflamações, que podem ter causas primária que serão identificadas posteriormente por exames. Peça sempre a orientação do veterinário em casos de dúvidas!

Conheça os planos do iG Pet Saúde!

Tutores podem escolher o padrão de cobertura que mais combina com o cão ou gato da família, a partir de R$ 39,90. Veja qual combina mais com o seu perfil no link!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!