Conheça os testes de alergia para cães

A alergia é um conjunto de condições médicas causado pela sensibilidade do sistema imunológico contra substâncias normais, que não afetam outros indivíduos. Para identificar essa condição é preciso fazer alguns testes de alergia.

Para que servem?

Os testes são essenciais para identificar qual substância está provocando as reações adversas no organismo. Com os cães a realização desse procedimento é necessária, pois os pets não demonstram com clareza os sintomas. Veja quais são os testes alérgicos para cachorros.

Reprodução

Dieta de eliminação

Geralmente usada para se diagnosticar alergias alimentares, a dieta de eliminação consiste em limitar a dieta do cão somente a alimentos hipoalergênicos. Quando os sintomas alérgicos cessam os alimentos são reintroduzidos.

Bryce Carithers/Pexels

Como é feita a reintrodução

Essa reintrodução pode ser feita por meio de dois testes, o "Teste de Puntura", que verifica alimentos que possam causar reações alérgicas imediatas; e o "Teste de Contato", que verifica substâncias que provoquem reações tardias.

Olga Burmistrova/Pexels

Teste de Contato

É realizado a aplicação de adesivos que contém as substâncias alérgenas na pele do cão, que fica com eles por até 48 horas. O animal então é submetido a uma nova avaliação, onde são observadas as reações que cada produto causou.

Mikhail Nilov/Pexels

Teste de Puntura

No local, previamente tosado e limpo com álcool, são pingadas gotas dos alérgenos, então é feita uma picada leve no local de cada gota, para que o sistema imunológico do cão fique exposto. Pode levar até 20 minutos para apresentar reações como vermelhidão ou inchaço.

freestocks.org/Pexels

Teste intradérmico

Esse teste de alergia consiste na introdução de uma agulha, ministrada por um veterinário experiente, que injeta diretamente a substância sob a pele do animal. O tipo, tamanho e intensidade da reação indicará o resultado do exame.

Pranidchakan Boonrom/Pexels

Análise de sangue

Tem como objetivo medir a quantidade de células de defesa contra alergias presentes no sangue do animal. Esse é um método muito controverso, vários especialistas alegam que não é o bastante para determinar se um animal possui ou não pouca imunidade para alguma substância.

FreePik

Tem falhas, mas é necessária

Esse método não consegue identificar alergias alimentares com a mesma eficiência que a dieta de eliminação e o teste de reintrodução. Entretanto, ele ainda é importante. A análise de sangue é um dos únicos meios de se fazer um diagnóstico seguro da DAC (dermatite atópica canina).

Fique atento aos sinais

Caso suspeite que o seu cão seja alérgico a alguma substância, consulte imediatamente um médico veterinário para que os testes de alergia sejam realizados. É importante prestar atenção a qualquer mudança física ou de comportamento dos pets.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades ou relembre curiosidades sobre o mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!