Raiva canina: transmissão e sintomas

A raiva é um vírus que pode ser transmitido por animais silvestres e que atinge apenas mamíferos, com mortalidade de quase 100% dos casos. Quase erradicada no Brasil, pela vacinação em massa, a doença pode atingir cães, gatos e até seres humanos, por meio do contato com a saliva e outras secreções.

A raiva canina

A doença tem alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso a prevenção com a vacina é fundamental. Além de, por serem animais domésticos, os cães são os principais transmissores da doença em humanos.

reprodução shutterstock

Sintomas da raiva canina

Entre os principais sintomas estão a agressividade, salivação excessiva e paralisia. Além de uma mudança repentina de comportamento, como um pet ativo e brincalhão se tornar um cão quieto e cansado. Os sintomas mudam conforme as fases da doença.

Reprodução

Quando aparecem

Os sintomas tendem a aparecer após o período de incubação que varia de 3 a 6 semanas. Após isso vão depender das fases da raiva, sendo a primeira a prodrômica, quando ocorre a mudança de comportamento. O cão tende a agir estranho e se esconder em locais escuros. A fase dura entre 1 e 3 dias.

O sofrimento gera a agressividade

A segunda fase da doença é a que deixa o cão mais agressivo. O animal pode até se autoatacar, causando sérios ferimentos. A fase dura cerca de 1 dia e é quando acontece a salivação excessiva, diminuindo o consumo de água e comida. É extremamente sofrida, o cão terá convulsões e paralisia, morrendo em até 48 horas.

Formas da raiva canina

A raiva canina pode ocorrer em três formas diferentes, sendo elas a raiva muda, a raiva furiosa e a raiva intestinal. Os sintomas variam de acordo com cada uma.

Raiva muda

O animal se torna mais calmo e melancólico, de forma repentina, mesmo o cão mais brincalhão irá procurar se manter recluso em ambientes com pouca luz. O pet não irá mais atender aos chamados e parar de comer e beber água. Ele apresentará também sinais de paralisia.

Raiva furiosa

A forma mais comum, o cão latirá mais e ficará fanho. O animal ficará mais agitado e agressivo, apresentando o excesso de baba espumosa, convulsões e paralisia. O cão com os sintomas da raiva furiosa tende a morrer em até 7 dias.

Raiva intestinal

Essa é a forma mais rara da doença. Nela o cão não apresenta nenhum dos sintomas comuns da raiva. O cão começará a vomitar e sofrer com cólicas frequentes, até que morre. O animal com raiva intestinal tende a morrer em até 3 dias.

A vacina contra a raiva canina e felina

A vacina contra a raiva deve ser feita a partir do quarto mês de vida do filhote. O reforço vacinal deve ser feito anualmente, após a aplicação da primeira dose. Todos os animais de estimação, cães e gatos, devem ser vacinados contra a raiva todos os anos.