Alergia sem crise

Muitas pessoas abrem mão de ter um animal de estimação em casa por causa de crises alérgicas. Mas isso não deve ser um impedimento para ter um cão ou um gato em casa.

Substâncias alergênicas

As alergias são causadas por substâncias alergênicas originárias do corpo ou da mucosa dos animais, que se ficam ao ambiente. Dar uma maior atenção para a limpeza da casa pode ajudar a aliviar o problema.

shutterstock

Com cuidados específicos é possível

Manter uma limpeza reforçada nos ambientes onde o pet circula e usar medicações de efeito antialérgico ou a imunoterapia diminui a sensibilidade a determinadas substâncias – sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.

Os verdadeiros culpados

Muitas vezes o cuidado mais específico com a limpeza não faz parte da rotina das casas com animais de estimação, o que favorece a proliferação de ácaros - os principais causadores de alergias. No fim das contas os pets acabam levando a culpa das alergias que, na realidade, são causadas por esses ácaros.

Estão por toda parte

O ácaro é um inseto que vive em carpetes, tecidos, sofás, cortinas, colchões, onde absorve umidade do ambiente e se alimenta de matéria orgânica, especialmente da descamação da pele humana e de animais.

As principais formas de evitá-los

Lavar as cobertas com água morna e secar na secadora em alta temperatura, ter o mínimo possível de carpetes, móveis estofados e cortinas de tecido (prefira persianas de vinil facilmente laváveis), além de evitar bichos de pelúcia nos quartos.

Problema resolvido

O mal que os ácaros causam aos seres humanos é desencadear reações alérgicas, por isso a limpeza constante tende a funcionar muito bem, diminuindo a quantidade de ácaros e de substâncias alergênicas dos pets.