Como identificar e tratar a depressão nos pets

Já se foi o tempo em que a depressão era vista apenas como uma doença em humanos, ela pode afetar também os animais de estimação e é mais comum do que se imagina. Ela pode ser desencadeada por diversos fatores, a ausência do tutor é a mais comum delas.

Fatores que levam a depressão

Outros fatores que venham a modificar a rotina e o relacionamento entre o animal e o dono, como mudanças de hábitos, horários, novo integrante na família ou na casa podem causar ou agravar o quadro depressivo nos pets.

shutterstock

Entender para tratar

A depressão em animais pode ser identificada por meio de sinais dados pelos pets, como a apatia e a falta de apetite. Apesar de grave, a doença tem tratamento.

shutterstock

Principais causas da depressão em animais

Além da ausência do tutor, fatores como mudança de hábitos na rotina, alteração dos horários de passeios e de alimentação, mudança de ambiente que o animal já estava acostumado e até perda de algum ente querido podem levá-los ao quadro depressivo.

shutterstock

Sintomas

Algumas mudanças de comportamento do animal podem apontar a doença, como lamber e morder as patas de forma excessiva. O aparecimento de dermatites, perda de peso, apatia, isolamento e distanciamento dos donos e outros animais, falta de apetite e ânimo para brincar e passear também são alguns sinais de que ele pode estar com a doença.

Reprodução Pinterest

Tratamento para cães

Caso seja diagnosticada a depressão é preciso manter o pet ativo com brincadeiras, passeios ao ar livre, enriquecimento ambiental e adestramento. Além de atenção, é indicado procurar um veterinário para confirmar a necessidade de remédios e, também, a visita de um terapeuta de cães para dar as orientações necessárias.

Freepik/lookstudio

Tratamento para gatos

No caso dos felinos, é bom deixá-los em locais onde possam escalar ou se esconder. Pois, quando estão depressivos podem apresentar um comportamento agressivo e miados altos e frequentes.

Unsplash/YoonJae Baik

Remédios

No mercado veterinário existem florais, homeopatia e remédios alopáticos para depressão e outros problemas psicológicos. A consulta com um profissional da área é indispensável para uma prescrição adequada do medicamento. Além disso, os florais são menos agressivos e apresentam menores custos aos donos.

Reprodução/Pixabay

Como evitar

Prevenir sempre é melhor que remediar. Para a depressão não acontecer é preciso dar mais atenção ao pet. Levá-lo para passear e praticar exercícios pelo menos uma vez ao dia, acostumá-lo à rotina e horários do dono, enriquecer o ambiente com brinquedos e petiscos.

StockSnap/Pixabay

Pets de apartamento

Nesse caso é necessário fazer com que o pet se sinta mais animal do que humano, deixando-o roer ossos, cavando buracos na terra e sentindo cheiros e outras sensações que vão além do ambiente interno.

Reprodução/ Shutterstock