DST em animais de estimação

Embora não se ouça muito falar sobre isso, animais como cães e gatos também podem contrair doenças após uma relação sexual, por meio de bactérias, vírus, parasitas e outros meios de contaminação.

Tricomoníase

Uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns, tanto em humanos quanto em animais. A diferença está na espécie da doença, sendo a humana a Trichomonas vaginalis, enquanto em outros mamíferos é causado pelo Trichomonas fetus, um parasita unicelular mais comum em bovinos, sendo mais grave em fêmeas.

Salmonelose

É comum associarmos a salmonela a uma infecção gastrointestinal relacionada ao consumo de ovos, mas vai muito além disso e nem todos os animais se infectam assim. A bactéria Salmonella abortus equi também afeta cavalos e é eliminada nas fezes e nos resíduos placentários de éguas infectadas. Há evidências que apontam que sua transmissão também pode ser venérea.

Tumor venéreo transmissível (TVT)

O TVT canino se trata de uma neoplasia benigna de células redondas que geralmente afeta a mucosa genital externa do animal. É uma doença sexualmente transmissível, mas o cão também pode se contaminar após morder, cheirar ou lamber órgãos genitais de outro animal contaminado infectado, macho ou fêmea.

Durina

Uma doença sexualmente transmissível única em equinos. É causada por Trypanosoma equiperdum, um protozoário parasita que se transmite apenas pelo contato durante a relação sexual.

Brucelose

A DST mais comum e conhecida em animais de estimação. Segundo a revista Frontiers in veterinary science, cerca de 5% dos cães europeus apresentam sinais dessa infecção em algum momento da vida. A doença é causada pela bactéria Brucella canis.

Herpesvírus canino (CHV)

A CHV é muito grave em cães adultos e geralmente fatal para os filhotes. A transmissão ocorre pelo contato direto com fluídos vaginais de uma cadela infectada durante a relação sexual, ou mesmo por uma simples cheirada. Um filhote pode ser infectado ao nascer, pelo canal de parto.

Papilomavírus

São muito comuns em humanos, mas existem variedades que infectam também os animais. Alguns desses agentes patológicos produzem verrugas que aparecem na região genital após o contexto sexual ou na pele, pelo contato direto com feridas ou arranhões de um individuo infectado. A doença é comum em cães e pouco vista em gatos.