Epilepsia canina: o que causa, como identificar e como agir em casos de crise

Médica veterinária explica o que tutores devem fazer caso seus cachorros tenham crises epiléticas

Epilepsia canina, como cuidar do seu amigo em casos de crise
Foto: reprodução shutterstock
Epilepsia canina, como cuidar do seu amigo em casos de crise

Existem inúmeras doenças que afetam tanto seres humanos como os seus animais de estimação . Entre elas está a epilepsia, uma doença neurológica caracterizada por crises convulsivas recidivantes (que são recorrentes), com ou sem perda de consciência.

A epilepsia pode ser idiopática, ou seja: o animal pode ter crises convulsivas sem uma lesão estrutural identificada. Acredita-se que a doença possa ter origem genética - por isso não é recomendado que se cruzem animais com os sintomas da doença. A doença também pode ser adquirida por fatores externos, como agressão cerebral prévia infecciosa, inflamatória, metabólica, neoplástica, tóxica ou traumática.

Entre os fatores mais comuns para o desenvolvimento da epilepsia em cães estão:

  • Fator hereditário: uma das causas mais comuns e que pode aparecer até os cinco anos de vida.
  • Infecção e tumores: atenção redobrada se o pet já teve doença causada por vírus, bactéria, fungo, protozoário ou tumores que atacaram o sistema nervoso.
  • Problemas cardíacos: problemas vasculares podem desencadear uma crise convulsiva nos peludos.
  • Acidentes como atropelamentos, quedas bruscas ou de grandes alturas que causam traumas no sistema nervoso.
Foto: reprodução shutterstock
A epilepsia pode vir de diversos fatores, como quedas bruscas e de grandes alturas

Um dos fatores para identificar se o seu cachorro pode ter uma crise é observando o comportamento do pet. A médica veterinária Raquel Sillas explica que o animal pode apresentar alterações comportamentais, como se esconder, ficar seguindo o tutor, ganir ou parecer inquieto e assustado.

Em caso de crise, a veterinária explica que, ao contrário do que se faz com seres humanos, não se deve puxar a língua do animal e nem colocar a mão na boca. Devido aos movimentos involuntários, o cachorro pode acabar mordendo a língua ou a mão do tutor, causando ferimentos sérios para ambos. O recomendado é colocar uma almofada ou travesseiro sob a cabeça do pet, para evitar que ele fique se batendo no chão.

Se possível, o tutor deve segurá-lo no colo, com firmeza, para que o pet não se machuque. Após a crise, levar o animal ao veterinário imediatamente.

Como prevenir futuras crises?

Foto: reprodução shutterstock
Durante um ataque epilético, o animal perde a consciência, cai de lado e os movimentos involuntários começam

De acordo com a profissional, o veterinário deve investigar a causa do acontecido minuciosamente, para assim poder indicar o melhor tratamento possível para a epilepsia do cachorro. O tutor também precisará evitar objetos que possam machucar o animal em caso de eventuais crises.

A epilepsia não tem cura, mas, seguindo o devido tratamento, pet e tutor podem ter uma vida perfeitamente normal, repleta de brincadeiras, passeios e tudo o que gostem de fazer. Mesmo que alguns anticonvulsivantes causem um pouco de sonolência, isso não interfere nas atividades cotidianas dos animais.

Em casas com escadas e piscinas, os tutores devem redobrar a atenção, para que o cachorro não sofra consequências fatais durante uma crise, como rolar escada abaixo ou se afogar.

A epilepsia canina é uma doença comum e não transmissível. Não se deve abandonar o pet ou o isolá-lo do convívio com os outros animais. Basta fazer o acompanhamento com o veterinário que todos terão uma vida normal e feliz.