Gato é primeiro caso registrado de pet com covid-19 no Brasil

O animal testado positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) foi descoberto em Cuiabá, Mato Grosso

Foto: shutterstock
Gato testou positivo para novo coronavírus no Brasil

Um gato testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Cuiabá, Mato Grosso. O pet é o primeiro caso registrado no Brasil . Segundo informações divulgadas pelo Jornal O Globo, a gata foi submetida o exame molecular de PCR que confirmou o diagnóstico. Apesar disso, ela não manifesta sintomas.

Segundo a pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em Cuiabá, a gata contraiu a Covid-19 após por ter contato com os tutores infectados em setembro.

A especialista aconselha tutores infectados a ficarem longe dos animais. "Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato, é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente".

No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica. É importante ressaltar que ainda não há evidências e nenhum caso de que os animais possam transmitir o vírus para os seres humanos