Cuidado com alimentação: 7 dicas para fazer o seu cachorro comer mais devagar

Alimentar-se com calma é importante para a saúde do seu pet, saiba como ensiná-lo

Quem tem um animalzinho em casa sabe que, na maioria das vezes, é uma baita agitação na hora de colocar a ração no potinho. Os bichinhos ficam tão animados e ansiosos que, muitas vezes, eles acabam praticamente engolindo a comida de uma vez, o que pode fazer com que eles se engasguem ou vomitem depois. Por isso, é importante aprender como fazer seu cachorro comer mais devagar .

Existem várias razões pelas quais seu pet pode comer apressadamente. Normalmente, é algo relacionado mais com o psicológico dele do que com a parte física. Para ensiná-lo a controlar essa fome é necessário muito esforço e paciência, pois ele terá que aprender a se acalmar nessas horas. Por isso, insistência e repetição diária desses truques são essenciais.


Como fazer o cachorro comer mais devagar?

Utilize comedouros específicos

Existem alguns modelos de comedouros que possuem divisões, o que dificulta a ação de comer os grãos de ração. Dessa forma, seu pet levará mais tempo para se alimentar, já que o nível de dificuldade será maior, por isso, ele irá comer com mais calma e atenção.

Não faça “festa” na hora de servir a ração

Se perceber que toda vez que a ração é colocada no potinho, o seu cachorro começa a pular ou fazer muito alarde em torno disso, é importante que você o acalme antes dele comer. A maneira de falar com eles, palmas e outros gestos podem deixá-lo ansioso . Espere até que ele esteja mais tranquilo antes de deixá-lo se alimentar.

Se tiver outros animais na casa, deixe que ele coma sozinho

Às vezes, desde pequeno o pet tem que competir por comida, até mesmo, na época de amamentação. Tudo isso pode gerar a ideia de que ele tem que comer o mais rápido possível para que não fique sem, principalmente se houver outros animais na casa. Por isso, separe um ambiente exclusivo para ele e deixe que ele se alimente sem ter contato com os outros bichinhos.

Treine seu pet com petiscos

Enquanto ensina ele a fazer alguns truques, o recompense com petiscos. Isso é importante, pois assim, ele gasta energia ao mesmo tempo que come, e aprende a comer um grão de cada vez. Além disso, você cria um vínculo maior com o seu pet.

Coloque ração dentro de brinquedos

Existem alguns brinquedos que permitem que você coloque grãos de ração que se soltam conforme o seu pet brinca. Isso tornará o momento de se alimentar mais demorado, pois exigirá uma maior concentração do seu animalzinho, dessa forma, ele comerá mais devagar.

Não deixe a comida sempre disponível

Caso seu bichinho não coma toda a quantidade do potinho, a remova e deixe para dar a ele mais tarde. Se ela ficar 24h disponível, ele pode entender que tem que protegê-la a todo custo e isso só aumenta a sua ansiedade . Além disso, evitará que a comida se contamine de alguma forma.

Defina os horários das refeições

É importante criar um rotina com horários definidos para as refeições. Você pode dividir a quantidade indicada para o dia em 3 ou 4 porções, mas o importante é que elas sejam servidas sempre no horário, pois assim, seu pet acostumará com o momento de comer.