Alguns animais têm o costume de hibernar no frio. Ursos, esquilos, ouriços e outros bichos diminuem a velocidade do metabolismo para poupar energia nos meses mais frios ou com escassez de alimento. O que muitos donos de roedores não sabem, é identificar o momento que o hamster hiberna, e por isso muitos desses animais de estimação acabam sendo dados como mortos quando, na verdade, não estão. 

Leia também: Esquilo selvagem é pego no flagra roubando comida; assista ao vídeo

Para saber quando o  hamster hiberna  é preciso entender o motivo disso. Frio, falta de nutrientes e até algumas doenças fazem com que o pet entre nesse estado de letargia, e mesmo sendo "natural" de algumas espécies, permanecer muito tempo nesse sono pode trazer consequências graves para o animal. 

Saiba como identificar quando seu hamster hiberna
shutterstock
Saiba como identificar quando seu hamster hiberna

Motivos para o hamster estar hibernando

  • Temperatura abaixo de 13ºC;
  • Falta de vitaminas e nutrientes;
  • Desidratação.

Leia também: ONG de gatos resgata mais de 100 felinos em casa no Canadá

O período de hibernação é muito comum no hemisfério norte pelas bruscas quedas de temperatura, e por isso é importante ficar atento nas estações mais frias do ano se você mora em um lugar onde faça frio. Para evitar que o bichinho entre nesse estado vale a pena investir em luzes de calor e cobertores térmicos para a gaiola.

A falta de alimento próprio e água fresca também pode ser muito prejudicial. Por isso, sempre procure dar rações específicas e de boa qualidade, legumes e frutas para o hamster. Se perceber que ele anda mais inativo do que de costume, vale a pena levá-lo ao veterinário para saber se o animal precisa de suplementação alimentar.

Caso ele já esteja hibernando, não deixe que ele permaneça dormindo. Esquente uma toalha com o ferro de passar roupa (não muito quente) e enrole o animal nela. Isso pode levar algumas horas para fazer efeito, mas quanto menos tempo o hamster estiver hibernando, melhor para sua saúde, já que é muito difícil que eles sobrevivam ao período.

 Como identificar se o hamster está hibernando

  • Animal encolhido;
  • Aparenta estar dormindo;
  • Respiração e batimentos cardíacos quase imperceptíveis;
  • Temperatura do corpo fria.

Leia também: Torção gástrica em cães é uma das principais causas de morte dos pets

Para saber se o animal está respirando e com o coração batendo, coloque-o bem perto do ouvido, ou utilize um estetoscópio, se tiver um em casa.

Agora que você já sabe como descobrir quando seu hamster hiberna , ficou mais fácil de cuidar do animal nas estações frias. Caso você não consiga identificar a respiração ou os batimentos do pet, vale a pena levá-lo ao veterinário para ter certeza de que o animal está vivo e não correr o risco de se desfazer dele. A raça mais comum que pode hibernar é a dos hamsters Sírios, uma das mais populares no Brasil. 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!