Escovar os dentes do cão é extremamente importante se deseja manter sua saúde bucal em dia. Quando essa parte do corpo não é cuidada, aumentam as chances de surgir sérios problemas, como tártaro e gengivite. Limpar os dentes do pet não só fará com que fiquem limpos e saudáveis, mas também prevenirá diversas doenças bucais. 

Leia também: Você sabia que seu pet também precisa escovar os dentes? Entenda mais

A melhor maneira de escovar os dentes do cão é usando uma escova e creme dental próprio para a espécie. Hoje em dia já existe uma variedade de opções nos pet shops. São produtos comestíveis e que não implicam qualquer risco a saúde. O ideal é começar desde filhote, para que o animal se acostume. Contudo, se ele já for adulto, essa opção não deve ser descartada.

Entretanto, a maioria dos cachorros não gosta de escovar os dentes. Além dele não compreender a importância dessa limpeza, é bastante tedioso para o dono realizar uma tarefa que não é do agrado do peludo. Deixar a limpeza bucal de lado não pode ser uma alternativa, então como resolver esse problema?

Felizmente, atualmente existem outras maneiras de higienizar a dentição do pet, tão eficaz quanto usar uma escova e pasta. É sabido o quanto os bichinhos não gostam dessa parte dos cuidados, por isso foi desenvolvido alternativas que podem garantir a limpeza e serão grandes aliadas dos tutores. 

Alimentos que ajudam na limpeza

A ração seca de alta qualidade também é uma grande aliada na limpeza dos dentes. Graças ao tamanho e a textura dura, o animal é obrigado a quebrar e mastigar mais vezes, eliminando placa bacteriana, tártaro e cárie
Reprodução/ Shutterstock
A ração seca de alta qualidade também é uma grande aliada na limpeza dos dentes. Graças ao tamanho e a textura dura, o animal é obrigado a quebrar e mastigar mais vezes, eliminando placa bacteriana, tártaro e cárie

Existem alimentos desenvolvidos especialmente para garantir a higiene bucal dos cães. Eles previnem cáries, o mau hálito e possuem aromatizantes naturais, como alecrim e eucalipto. Por ter uma textura dura, ajudam a arrastar os restos de alimentos enquanto o animal está mastigando. São apresentados em diversas formas, como palitos, biscoitos ou ossos. 

A ração seca de alta qualidade também é uma grande aliada na limpeza dos dentes. Graças ao tamanho e a textura dura, o animal é obrigado a quebrar e mastigar mais vezes, contribuindo para a eliminação da placa bacteriana, tártaro e cárie. 

Além disso, algumas marcas possuem ingredientes capazes de capturar o cálcio da saliva, ajudando na extirpação da cárie. Já outras têm substância que aderem aos dentes e também evitam o acúmulo da cárie. Ou seja, opção de ração seca para higienizar os dentes não falta.

Contrariamente, a comida mole ou alimento úmido fazem exatamente o oposto das rações secas. A consistência melada e macia faz o cão acumular mais tártaro, mau hálito e diarreia, especialmente se for oferecido em abundância. Sirva apenas ocasionalmente para prevenir futuros problemas na dentadura. 

Leia também: Frutas e verduras venenosas para os cães

Se você for adepto da alimentação natural e deixou de lado as rações industrializadas, saiba que também existem opções para higienizar a dentição. A cenoura e maçã são bons exemplos. A textura dura fará com que os restos no meio dos dentes sejam arrastados para fora. Só tome cuidado com as sementes da maçã, pois quando ingeridas podem provocar insuficiência respiratória e levar à morte. Limpe muito bem a fruta antes de oferecer.

O aipo é também é uma opção. Contudo, pode ser que o canino não goste do seu gosto amargo comparado ao açúcar das frutas. Verifique antes se ele aceita o alimento, caso contrário não force. 

É imprescindível não oferecer sobras de comida humana para o bichinho, principalmente se são doces ou industrializados. Além de ser prejudicial à saúde, são péssimos para a higiene bucal. Se restrinja apenas aos alimentos naturais ou feitos para o animal. 

Brinquedos para mastigar

Se possível, peça indicação ao veterinário para comprar o modelo e tamanho compatível com seu companheiro. É importante que ele goste da peça para que realmente a use
reprodução shutterstock
Se possível, peça indicação ao veterinário para comprar o modelo e tamanho compatível com seu companheiro. É importante que ele goste da peça para que realmente a use

Existem diversos brinquedos no mercado criados para o canino mastigar. Por terem diferentes texturas, algumas dessas peças conseguem relaxar, distrair o pet e ajudam na limpeza dos dentes, por exemplo, raspando a placa dentária. 

Se o cachorro for filhote, procure no pet shop por itens específicos dessa faixa etária. Além de todos os benefícios informados anteriormente, ajudarão também no alívio do desconforto durante o nascimento ou troca da dentição.

Se possível, peça indicação ao veterinário para comprar o modelo e tamanho compatível ao seu companheiro. É importante que ele goste da peça para que realmente a use. Ademais, não deixe de supervisionar a brincadeira para evitar que o cão engula pedaços. 

Leia também: Brinquedo de cachorro: saiba a importância de sempre comprar um novo

Spray dental

Se o canino odeia escovar os dentes, mas permite que você toque nos seus lábios, considere comprar um spray dental
reprodução shutterstock
Se o canino odeia escovar os dentes, mas permite que você toque nos seus lábios, considere comprar um spray dental

Se o canino odeia escovar os dentes, mas permite que você toque nos seus lábios, considere comprar um spray dental. Nas lojas existem diversos modelos de spray que ajudam a reduzir e prevenir a formação de placas dentárias e tártaro, além de controlar as bactérias que provocam o mau hálito.

Caso opte por comprar o spray dental, converse com um veterinário especializado para te indicar o melhor produto. Não escolha sem recomendação médica. 

Limpeza com um especialista

Apesar de essas opções serem boas para manter a saúde bucal em dia, o interessante é escovar os dentes do cão com escova e pasta também
reprodução shutterstock
Apesar de essas opções serem boas para manter a saúde bucal em dia, o interessante é escovar os dentes do cão com escova e pasta também

Os cuidados com os dentes são fundamentais para a saúde do cão, por isso é importante marcar uma consulta com um especialista de vez em quando. Provavelmente ele recomendará uma limpeza bucal, bem parecida com a feita por nós. 

O veterinário utiliza um aparelho de ultrassons semelhante ao usado pelos dentistas humanos para eliminar a placa, o tártaro e as bactérias residentes. Esse procedimento só pode ser realizado com aplicação de anestesia, não sendo recomendado para cachorros idosos. 

Leia também: Aprenda a fazer pasta de dente para cachorro com itens caseiros

Apesar de essas opções serem boas para manter a saúde bucal em dia, o interessante é escovar os dentes do cão com escova e pasta também. A combinação desses fatores garantirá uma ótima higiene da dentição. Portanto, tente acostumar desde filhote com o uso dessas peças para evitar problemas futuros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!