Uveíte felina: conheça a doença que afeta os olhos do gato

Essa inflamação está entre os transtornos oftalmológicos mais frequentes em felinos, com alta porcentagem de perda de visão parcial ou total

Existem diversas doenças oculares que podem afetar os gatinhos, e dentre elas está a uveíte felina. Esse problema oftalmológico se trata de uma inflamação da parte frontal do interior do olho, mais especificamente a íris e corpo ciliar. Pode instalar-se em apenas um olho, chamado de uveíte unilateral, ou afetar ambos se transformando em uveíte bilateral.

Leia também: Conheça as doenças oculares mais comuns em gatos e como tratar

Há também outros tipos de uveíte felina , essas bem menos comuns do que a anterior. A uveíte posterior aparece quando a parte posterior do interno do olho, o coroide, é atingido. Já a panuveíte faz referência a inflamação de todo o interior do olho.  

Essa doença merece uma atenção particular dos donos por causa de sua gravidade. Os gatos são particularmente sensíveis a ela por causa das características específicas da anatomia ocular: a parede de células endoteliais dos vasos capilares da íris é descontínua, o que facilita a filtragem celular e proteica para o humor aquoso.

A uveíte está entre os transtornos oftalmológicos mais frequentes nos felinos, com alta porcentagem de perda de visão parcial ou total. Pode afetar animais de qualquer idade e sexo, mas atinge principalmente os machos entre 7 e 9 anos. 

Causas da doença

A uveíte felina é uma Esse problema oftalmológico se trata de uma inflamação da parte frontal do interior do olho, mais especificamente a íris e corpo ciliar
Foto: reprodução shutterstock
A uveíte felina é uma Esse problema oftalmológico se trata de uma inflamação da parte frontal do interior do olho, mais especificamente a íris e corpo ciliar

A condição pode aparecer sozinha, sendo uma uveíte primária, ou como consequência de outros problemas, uma uveíte secundária. Essa última é a mais frequente, estando associada a diferentes fatores. Doenças virais e fatais de alta prevalência, como leucemia, são as principais causadoras da inflamação ocular

Patologias desse tipo provocam alterações na estrutura do tecido vascular, que pode se transformar em rupturas e inflamações. Portanto, é natural que doenças virais e afins originem tal condição. 

Do mesmo modo, a doença da úvea pode estar relacionada a fatores externos, como traumatismos, contusões e úlceras. Se seu gato sofreu um acidente recentemente ou brigou com outro animal, saiba que ele pode sofrer de uveíte sem ter qualquer enfermidade. 

Leia também: Conheça as doenças oculares que podem causar cegueira nos pets

Sintomas da uveíte felina

Foto: reprodução shutterstock
É importante recorrer ao veterinário assim que algum desses sintomas for observado. A uveíte deve ser tratada o quanto antes para evitar a perda da visão.

Ao contrário de muitas doenças, a uveíte é relativamente fácil de ser notada, assim como seus sintomas. Como se trata de uma inflamação, de cara é possível ver as mudanças nos olhos do bichano, com presença de células inflamatórias, vermelhidão, dor e vascularização. 

Além disso, é comum o gato ficar desconfortável diante da luz, ter problemas para enxergar, lacrimejar constantemente, apresentar pus na área lacrimal ou dentro das pálpebras, mudar a cor nos olhos, surgir manchas em forma aquosa, a íris inchar, a pupila se constrair e perder pressão no olho. 

É importante recorrer ao veterinário assim que algum desses sintomas for observado. A uveíte deve ser tratada o quanto antes para evitar a perda da visão. 

Diagnóstico e tratamento

Foto: reprodução shutterstock
Em geral, o tratamento da doença é feito em casa e sem internamentos, se dividindo em dois componentes: o específico e o paliativo

O diagnóstico preciso da doença é fundamental para determinar se o problema é uma uveíte ou se trata de outra complicação oftamológica, como uma conjuntivite. Chegando a um resultado, o especialista poderá indicar um tratamento.

Em geral, o tratamento é feito em casa e sem internamentos, se dividindo em dois métodos: o específico e o paliativo. O primeiro tem como foco acabar com a origem do problema, podendo ser um medicamento à base de corticoides. O segundo irá diminuir os efeitos secundários da doença, como dor e inchaço, através de anti-inflamatórios. 

É fundamental a união dos métodos para evitar sequelas da inflamação, por exemplo, cataratas, glaucoma, desprendimento da retina e cegueira. Cabe aos donos seguir as recomendações médicas e aplicar os medicamentos corretamente. Vale ressaltar que a evolução do tratamento dependerá em grande parte do tipo de uveíte e em que fase foi detectada. 

Quando a uveíte é originada de um traumatismo, é bem mais simples de tratar, assim como os casos detectados prematuramente. A necessidade de internamento e cirurgia é raro, ficando restrito a casos específicos ou quando uma doença grave ocasionou a uveíte. 

Leia também: Gato com olhos vermelhos: descubra o que está causando esse sintoma

O prognóstico da uveíte felina costuma ser bom quando diagnostica cedo e tratada corretamente. É por isso que os donos devem sempre estar atentos à saúde do bichano, fazendo visitas regulares ao veterinário e garantindo seu bem-estar.