Gato cambaleando ao andar? Descubra as possíveis causas dessa situação

Problemas na coluna, infecções de ouvido, alimentação ruim e traumatismos costumam ser os culpados pelo cambalear

Você já notou seu gato cambaleando ao andar? Se sim, provavelmente pensou que não era nada demais. O bichano só estava cansado e precisava de um descanso. Contudo, caminhar dessa forma pode ser indícios de algo mais grave, como falta de equilíbrio e fraqueza nas patas traseiras .

Leia também: Espinha bífida em gatos é uma anomalia que atinge a coluna dos pets

Essa oscilação pode ocorrer em graus variados, então tem gatos que cambaleiam mais do que outros. Mas, de qualquer forma, não descobrir o que esta causando esse problema pode evoluir para algo mais grave, chegando a impedir o movimento do bichano. Conheça os motivos que deixam seu gato cambaleando e como tratar. 

Problemas na coluna

Bichanos que não andam direito e parecem ter fraqueza nas patas de trás ou até mesmo baixa mobilidade, pode estar com problemas no cérebro ou na medula espinhal
Foto: reprodução shutterstock
Bichanos que não andam direito e parecem ter fraqueza nas patas de trás ou até mesmo baixa mobilidade, pode estar com problemas no cérebro ou na medula espinhal

Bichanos que não andam direito e parecem ter fraqueza nas patas de trás ou até mesmo baixa mobilidade, pode estar com problemas no cérebro ou na medula espinhal. O cerebelo e o sistema nervoso periférico são os responsáveis pela locomoção do pet, por isso que quando essas regiões não funcionam direito, afeta o caminhar.

Já o encarregado de garantir o equilíbrio é o aparelho vestibular, intimamente relacionado à orelha. Portanto, quando esses órgãos dão problema, provoca danos na audição e oscilação das pernas. Doenças mais sérias que exigem tratamento, como hérnia de disco, também pode ser culpado pelo cambalear.

Otite

Foto: reprodução shutterstock
Infecções no órgão auditivo são bem graves. Mesmo que não afete o equilíbrio do bichano, existe o risco de causar surdez

Como explicado anteriormente, o equilíbrio do corpo está diretamente conectado ao ouvido. Quando essa região ou o sistema nervoso funcionam mal, produz um distúrbio chamado ataxia, que é a perda do controle muscular e causa o cambalear. A otite é um exemplo de doença que aparece nessas condições.

Ela pode ocorrer por diversas razões, como acúmulo de ácaros, enfraquecimento do sistema imunológico, uma pancada forte e até mesmo o aparecimento de um corpo estranho dentro do ouvido. Por mais que infecções leves e externas sejam fáceis de cuidar, quando o problema se intensifica pode afetar o ouvido médico e causar uma ataxia.

Leia também: Já ouviu falar de otite canina? A doença é muito comum entre os pets

De qualquer forma, infecções no órgão auditivo são bem graves. Mesmo que não afete o equilíbrio do bichano, existe o risco de causar surdez. Consulte o veterinário ao menor sinal de complicações no ouvido.

Traumatismos 

Foto: reprodução shutterstock
Outra situação que costuma provocar o cambalear num gato são traumatismos. Esse tipo de problema, originado normalmente de acidentes, causa uma desorientação no animal

Outra situação que costuma provocar o cambalear num gato são traumatismos. Esse tipo de problema, originado normalmente de acidentes, causa uma desorientação no animal. Na maioria das vezes o repouso resolve, mas se houver suspeita de um trauma, leve o bichano imediatamente ao veterinário, pois existe a possibilidade de haver uma lesão em algum órgão interno. 

Alimentação

Foto: shutterstock
É muito importante prestar atenção na dieta escolhida. Opte sempre por rações de qualidade com todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar adequadamente

A alimentação costuma estar relacionada também a esse tipo de problema. Oferecer rações muito baratas pode provocar fraqueza nas pernas, pois carecem de vários nutrientes e proteínas importantes para a saúde do pet. 

Por isso que é essencial prestar atenção na dieta escolhida. Opte sempre por rações de qualidade com todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar adequadamente. Esse cuidado deve ser ainda maior na infância e velhice, pois os pets necessitam de alimentos específicos para determinada fase da vida. 

Se tiver dificuldades, peça ajuda de um profissional para montar a dieta perfeita para seu companheiro. Ele saberá indicar quais são as melhores marcas a partir das necessidades nutricionais do felino. 

Como tratar esses problemas?

Foto: reprodução shutterstock
A principal recomendação é prestar atenção nas mudanças de comportamento e recorrer a um profissional se ver o gato cambaleando. Quando mais cedo o tratamento for iniciado melhor serão os resultados

Cada problema exigirá um tratamento diferente, cabendo ao médico determinar após chegar a um diagnóstico. Em algumas situações a condição é temporária e se cura sozinha, mas é raro. Na maioria das vezes é exigido assistência veterinária imediata para evitar que o animal piore. Algumas destas doenças podem, inclusive, precisar de uma cirurgia.

Leia também: Aprenda a lidar com refluxo em cães e gatos, um problema bem comum entre os pets

Por isso, a principal recomendação é prestar atenção nas mudanças de comportamento e recorrer a um profissional se ver o gato cambaleando . Quando mais cedo o tratamento for iniciado melhor serão os resultados. Por fim, não se esqueça de sempre fazer visitas de rotina ao veterinário.