O mercado de pets não para de crescer. A cada dia surge um novo produto ou estabelecimento pensando nos peludos, como hotéis, spas, salões de beleza, lojas especializadas, etc. A proposta é sempre oferecer o melhor serviço, de modo a facilitar a vida dos deles e dos donos. Dessa vez, a novidade é a academia para cães. 

Leia também: Passear com cachorro: caminhar e correr é bom?

Sim, agora os caninos podem treinar e ficar em forma do mesmo jeito que seus tutores. Obviamente, a academia para cães não é igual àquelas feitas para os humanos. Todo o ambiente é construído a partir das necessidades dos pets e os exercícios são comandados por treinadores especializados. 

A academia para cães não é igual àquelas feitas para os humanos, mas sim construída a partir das necessidades dos pets
reprodução shutterstock
A academia para cães não é igual àquelas feitas para os humanos, mas sim construída a partir das necessidades dos pets

A importância da academia para cães

Todos os donos sabem que os cães precisam se exercitar para ficar em forma e evitar doenças. Porém, por causa da rotina corrida que os tutores levam, quase nunca sobra tempo para oferecer a quantidade necessária de atividade física. Isso trará graves problemas no futuro.

Além disso, hoje em dia muitos pets vivem em apartamentos que não possuem um espaço para correrem e brincarem, ou então a política do edifício não permite animais nas áreas comuns. Isso complica muito a vida dos bichinhos, que só tem o pequeno espaço do apartamento para gastarem energia. 

Por último, existem também certas raças que precisam de uma dose extra de atividade física, como é o caso do Golden Retriever. Por mais que você reserve um tempo para isso, a quantidade de energia no cão nunca se esgota. Um jeito de solucionar todos esses impasses é com as academias. 

Independente da raça, idade ou porte, lembre-se que todos os caninos precisam praticar exercícios, até mesmo o pequeno Maltês, por exemplo. Brincar com eles por uma hora ou levá-los para passear uma vez na semana não é suficiente, é preciso bem mais. 

Dentre os benefícios que os exercícios trazem, temos: fortalecimentos dos ossos, redução do peso, evitar doenças cardíacas, melhora do aparelho digestivo, eliminação da adrenalina, redução do estresse, melhora no nível de glândulas endócrinas e torna o cão mais ativo, animado, feliz e com a mente mais ativa. 

Leia também: 5 motivos importantes para passear com seu cão todo dia

Por causa desses benefícios, todos os cães precisam praticar atividade física regularmente. A negligência pode acarretar problema graves na saúde, e até permanentes. Se você não tem tempo disponível para exercitar seu pet, a melhor opção é matriculá-lo em uma academia especializada.

Como as academias funcionam

As academias para cães foram criadas com o intuito de oferecer um local especializado, previamente preparado e especial para os bichinhos de estimação praticarem os exercícios que necessitam. É uma alternativa para os tutores que reconhecem a importância da atividade física, mas não a podem proporcinar. 

A prática de exercícios traz muitos benefícios, como fortalecimentos dos ossos, redução do peso e evitar doenças cardíacas
reprodução shutterstock
A prática de exercícios traz muitos benefícios, como fortalecimentos dos ossos, redução do peso e evitar doenças cardíacas

Além de permitir a prática de exercícios, esses locais melhoram a capacidade mental, instintiva e sensorial. Os treinadores contratados são especialmente instruídos para lidarem com pets e saberem o que é melhor para a saúde. Provavelmente irão montar uma tabela de exercícios personalizada, baseadas no tamanho, raça, idade e capacidade física. 

As academias também são um ótimo lugar para seu bichinho aprender a socializar com outros animais de estimação. Como o espaço é comunitário, ele terá que saber lidar com seus semelhantes, podendo até desenvolver amizades. 

Leia também: Cachorro na piscina: o que fazer em casos de queda e afogamento?

O estabelecimento também é indicado para os cães desobedientes. Na academia, eles serão submetidos às ordens dos treinadores, por isso serão obrigados a desenvolverem disciplina, obediência e noção de regras. 

Atividades oferecidas nas academias

  • Karatê: arte marcial japonesa desenvolvida a partir de outra arte marcial e sob a influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas. A prática milenar traz vários benefícios para o corpo, para a mente e saúde do pet.
  • Pilates: prática em que se exercita todo o corpo através de movimentos específicos, podendo ser realizado no chão ou com o auxilio de aparelhos. É atualmente reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.
  • Natação: além de exercitar todo o corpo debaixo da água, melhora a resistência, a respiração e a circulação sanguínea, assim como as articulações. É uma forma de praticar exercícios, se divertir e se refrescar no verão.
  • Ioga: exercícios realizados com o intuito de acalmar a mente e relaxar o corpo. É indicado para cães agitados e nervosos. Pode ser realizado em casa se os donos souberem como os movimentos corretos.
  • Pular cercas: nada mais é do que o cão pulando cerca de plástico. Essa atividade simples visa o gasto de energia, melhora da agilidade e aperfeiçoamento dos reflexos. 
  • Rampas e escadarias: assim como a prática anterior, é um exercício simples de subir e descer rampas e escadas. Visa também o gasto de energia e melhora da agilidade.
  • Jogos de inteligência: diferente dos outros, esses jogos tem o intuito de exercitar a mente do animal. Através de brincadeiras o animal aperfeiçoa sua inteligência e habilidade cerebrais.
  • Exercícios de autoconfiança: atividades especializadas em melhorar a autoconfiança do animal. Traz vários benefícios para a mente e o relacionamento com o dono.
Além de permitir a pratica de exercícios, a academia para cães melhora a capacidade mental, instintiva e sensorial do pet
reprodução shutterstock
Além de permitir a pratica de exercícios, a academia para cães melhora a capacidade mental, instintiva e sensorial do pet

Como foi possível ver, as academias são mais do que local para perder peso ou se manter em forma. Os treinadores querem desenvolver todas as habilidades dos cães, inclusive as mentais. Eles se esforçam em primeiro ensinar o pet a obedecer e ficar calmo, só depois focam na atividade física. 

Leia também: Yoga para cães? Chamado de "Doga", o exercício promete acalmar o pet

Mesmo que você já leve o bichinho para passear ou brinque todos os dias, a academia para cães podem trazer outros benefícios. É um gasto que vale a pena ser considerado. Procure por um estabelecimento mais próximo de sua residência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!