Conheça os tratamentos alternativos para o câncer em cães

As terapias alternativas potencializam a quimioterapia e trazem outros benefícios para o organismo do animal

O câncer em cães é uma doença que, infelizmente, acontece com um grande número de animais. Os donos fazem de tudo para manter seus pets saudáveis, mas não tem como fugir desse problema quando ele aparece. O jeito é iniciar o tratamento o mais rápido possível para aumentar as chances de cura.

Leia mais:  Câncer em cães: prevenção, diagnóstico e o tratamento da doença 

No entanto, só fazer a quimioterapia pode gerar resultados simples, além de ser algo extremamente doloroso para o cachorro. Para melhorar esse quadro, já existem terapias alternativas e naturais que combinadas ao tratamento convencional potencializa o processo de cura do câncer em cães

Esses métodos ajudam a aliviar o sofrimento do pet, protegem seu organismo dos danos causados pela quimioterapia, melhoram os resultados do tratamento e contribuem para superar o câncer quando existe a chance de cura. Conheça quais são as terapias alternativas disponíveis.

Acupuntura

Foto: reprodução shutterstock
As terapias alternativas ajudam a potencializar o tratamento do câncer em cães e lidam de maneira natural com a doença

A acupuntura veterinária é o recurso terapêutico mais popular da Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente. Para quem não conhece, esse tratamento consiste em aplicar agulhas especiais em locais precisos do corpo (em pontos anatômicos chamados de meridianos) para regular a energia.  

O objetivo é promover a harmonização, fortalecimento dos órgãos, víscera e do corpo, prevenindo e tratando doenças. Como estimula o sistema imunológico, é uma prática que contribui muito para melhorar do prognóstico e retardo do câncer. 

A prática pode ser feita em qualquer animal, independente da idade ou sexo; não causa dores e nem reações adversas; é um tratamento natural, dificilmente contraindicado; e possui um preço baixo comparado a outros procedimentos. 

Saiba mais:  A importância do autoexame para identificar o câncer de mama em cães e gatos

Além de todos esses benefícios, a acupuntura pode ser utilizada como tratamento de outras doenças: problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos e sequelas de cinomose, doenças neuromusculares, dores agudas e crônicas e tratamento de paralisia. 

Se deseja realizar essa prática, é preciso consultar um veterinário especializado em acupuntura. Ele saberá dizer se realmente esse é o melhor tratamento e como realizá-lo.

Nutrição terapêutica

Foto: reprodução shutterstock
As terapias alternativas ajudam a potencializar o tratamento do câncer em cães e lidam de maneira natural com a doença

A boa refeição é uma das ferramentas mais eficazes para tratar qualquer doença. Se alimentando corretamente, o sistema imunológico se fortalece, conseguindo assim lutar contra as células cancerígenas e, possivelmente, revertendo as mutações genéticas. 

Além disso, a nutrição terapêutica ajuda o cão a não ficar desnutrido enquanto passa pela quimioterapia — esse tratamento desgasta demais o corpo do bichinho. Dessa forma, estruturas tão importante, como proteínas e tecido muscular ficam conservados. 

Existem diversos alimentos que são fortes aliados nessa situação, como ovo, óleo de peixe, algumas carnes, queijo, etc. É importante consultar o veterinário para ter em mente quais nutrientes o cachorro precisa, dessa forma ele indicará a dieta correta. 

Outra alternativa é ingerir complementos nutricionais à base de vitaminas, minerais e antioxidantes. São cápsulas desenvolvidas especialmente para animais, podendo minimizar os danos colaterais que derivam do tratamento convencional. 

Fitoterapia

Foto: reprodução shutterstock
As terapias alternativas ajudam a potencializar o tratamento do câncer em cães e lidam de maneira natural com a doença

A fitoterapia utiliza plantas medicinais para o tratamento de doenças. Existem diversas ervas na natureza que unidas à quimioterapia podem contribuir para a cura do câncer. É o caso das com atividade imunoestimulantes, plantas anti-inflamatórias, analgésicas e aquelas com atividade anticancerígena. 

Veja também:  Conheça a importância das vitaminas para cachorro e veja quais seu pet precisa

A fitoterapia é uma prática extremamente natural, então não atinge de maneira brusca o organismo fragilizado do cão. Por outro lado, é tão potente quando os fármacos tradicionais. É uma ótima alternativa para animais tratando câncer. 

Como as plantas medicinais são um recurso auxiliar da terapia convencional, cabe ao veterinário escolher quais são as compatíveis com a quimioterapia realizada pelo animal. Jamais compre ervas sem a aprovação  de um médico.

Homeopatia

Foto: reprodução shutterstock
As terapias alternativas ajudam a potencializar o tratamento do câncer em cães e lidam de maneira natural com a doença

A homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de pequenas doses de medicamentos naturais ao pet para evitar a intoxicação. A preparação dos remédios é feita a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), que se sabem previamente suas potencialidades curativas. 

A prática estimula o próprio organismo do cão, fazendo com que ele mesmo se cure. Essa terapia é ótima para cachorros com câncer, pois melhora a resposta do sistema imunológico, protege o corpo dos danos causados pela quimioterapia, aumenta a capacidade de auto regulação, trata de forma natural a dor e melhora o estado anímico do pet. 

Por causa dos bons resultados, tem sido uma alternativa bastante escolhida pelos veterinários. Os cães só têm a ganhar com a homeopatia. 

Recomendações durante o tratamento

Um cachorro em tratamento de câncer está fragilizado e precisa de todo amor do dono. Não deixe seu animal sozinho durante essa fase difícil. Mostre para ele o quando você gosta e o ama. Isso não irá curá-lo, mas fará ter animo e disposição para continuar lutando contra a doença. 

Foto: shutterstock
As terapias alternativas ajudam a potencializar o tratamento do câncer em cães e lidam de maneira natural com a doença













Cubra todas as necessidades psíquicas e sociais para prevenir que se manifeste estresse ou ansiedade. Seu bichinho não precisa de mais nenhum problema de saúde. Em relação aos exercícios e brincadeiras, não os deixe de lado, pois são importantes para o pet não se tornar sedentário e infeliz. Porém, tenha em mente suas limitações e não force demais. 

Saiba mais:  Seu cão está muito magro? Saiba como fazê-lo engordar de maneira saudável

Por último, garanta que o bichinho tome todos os remédios, realize a quimioterapia corretamente e se alimente de maneira equilibrada. Se o veterinário achar importante realizar algumas das terapias alternativas não ignore sua recomendação. Elas serão importantes para potencializar o tratamento do  câncer em cães . Então, busque um local confiável e um profissional especializado para iniciar o procedimento.