Cesariana em cadelas: Quando optar por esse procedimento?

A cesariana pode ser necessária em raças braquicefálicas, em animais estressados, com disformidades na pélvis ou problemas de saúde

Leia mais:  Pós-parto de uma cadela: saiba todos os passos importantes

No entanto, assim como na medicina humana, não é sempre que a cesariana em cadelas é o método indicado para trazer os novos filhotinhos ao mundo. É preciso que haja o acompanhamento de um médico veterinário durante a gestação e no momento do parto. Assim, será possível identificar possíveis problemas que justifiquem o procedimento. 

Em quais ocasiões uma cesariana é necessária?

Vários fatores podem influenciar na decisão de fazer uma cesária. Entre eles estão o tamanho dos filhotes, a forma da pélvis da cadela e até mesmo a posição que o animais se encontram no útero da mãe.

Em algumas raças, como os Bulldogs e Pugs, as chances de um parto cirúrgico ser necessário são muito altas. Isso acontece devido a sua anatomia, que não é nada favorável para um parto normal. A braquicefalia, o focinho achatado característico dessas raças e que dificulta a respiração, é outro fator que piora esse quadro.

O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir que a cesariana ocorra sem complicações.
Foto: Reprodução/ Shutterstock
O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir que a cesariana ocorra sem complicações.


Complicações durante o trabalho de parto também podem fazer com que a intervenção cirúrgica seja necessária. A expulsão de um líquido de cor negra, vermelha ou verde, por exemplo, pode significar que a placenta se desprendeu ou que há secreção fetal. Ambos os casos representam problemas. 

Outros fatores biológicos, como a idade do pet, tempo da gestação e doenças também podem colocar a cadela em risco na hora de dar a luz.

Veja também:  Saiba como cuidar de filhotes de cachorro recém-nascidos

Como a cesariana é feita em cadelas?

Antes do procedimento o animal precisa ser anestesiado. Para isso, a pata dianteira é limpa e tosada e uma injeção intravenosa é inserida no local. Os medicamentos ministrados para uma cesárea são mais leves e seguros do que os usados em outros procedimentos cirúrgicos, garantindo assim que os filhotes não sejam prejudicados. O anestésico mais usado pelos veterinários é o propofol, por conta da sua capacidade de não deixar efeitos secundários e garantir uma rápida recuperação.

Foto: Reprodução/ Shutterstock
Uma cesariana pode garantir que todos os filhotes nasçam saudáveis.


Depois realiza-se uma incisão do púbis (região localizada quase entre as pernas do animal) até o umbigo - caso os filhotes sejam grandes, o tamanho da incisão pode ser maior. À medida que os cachorrinhos vão nascendo, os assistentes do veterinário se encarregam de os limpar e avaliar a sua saúde. Assim que a cadela tenha acordado ela poderá ir imediatamente para casa e cuidar dos seus filhotinhos.

Preste atenção no comportamento do animal nos dias que seguirem a operação. Em alguns casos infecções e outras complicações podem ocorrer. 

Leia mais:  Quais exames médicos cães devem fazer?

Uma cesariana só é possível caso um acompanhamento pré natal seja realizado. Consulte o seu veterinário assim que souber que a cadela está prenha!