As fases e os cuidados da gestação de gato

Saiba quanto tempo dura a gestação e dicas para cuidar da gata e dos filhotes

Assim como com os seres humanos, os animais precisam de toda uma preparação durante a gravidez para receber os futuros filhinhos da forma mais saudável possível. Em especial os bichinhos de estimação domesticados demandam mais atenção e dependem ainda mais de suas famílias. Durante a gestação de gato é necessário saber quanto tempo dura, como agir durante o processo e o que vai acontecer depois do nascimento.

+15 dicas essenciais de cuidados com gato

Foto: Reprodução/ Shutterstock
As fases e os cuidados da gestação de gato

As mudanças no cotidiano e no corpo da gata grávida implica em uma série de adaptações, que podem ser tranquilas ou não dependendo de cada animal. Para que a gestação de gato seja mais amena e saudável o papel do veterinário é fundamental e deve acompanhar de perto toda essa novidade. Para saber tudo sobre o assunto, confira algumas dicas. 

Mas antes, é preciso deixar claro algumas regras com relação ao cruzamento entre o macho e a fêmea. Além de saber se a gata está em condições de saúde para engravidar, a escolha do macho influencia muito. Tenha certeza de que ele está com todas as vacinações e se o porte é compatível - para que os filhotes não cresçam muito dentro da barriga e gerem complicações. No caso de a gravidez aparecer de forma inesperada o acompanhemento no médico é ainda mais importante.

Como saber se a gata está grávida

Nem sempre é fácil identificar a gravidez da gata, mas alguns sinais e mudanças podem ajudar. Normalmente o comportamento e a personalidade do pet passam por transformações. Se desde o último cio, já há algumas semanas, ela tem ficado mais reservada e arredia, leve em conta.

O corpo também sente esse processo. Os mamilos parecem mais inchados devido ao leite, além de rosados. A barriga fica maior do que o normal e aos poucos o bichano vai ficando mais letárgico, quietinho e com menos disposição para brincadeiras.

+Dicas para a caixa de areia do gato 


Foto: Reprodução/ Shutterstock
Gestação de gato fica evidente pelos mamilos e barriga inchada

Diagnóstico e tempo de gestação 

Bem menos do que no caso dos humanos e até dos cães, a gestação de gato costuma durar entre 60 e 65 dias no máximo. O animal deve ser levado no veterinário logo no início para receber orientações. 

A ultrassonografia é o melhor recurso para acompanhar de perto o crescimento dos filhotes . Mas só pode ser feita depois de 25 dias de gravidez. É útil para avaliar há quanto tempo ela está prenhe e a saúde dos fetos. O número de gatinhos dentro da barriga é apontado por meio da radiografia do abdômem, permitida após 45 dias - útil para saber quantos filhotes ainda faltam nascer em caso de parto normal. 

Cuidados durante a gravidez

Mais do que um ambiente tranquilo, a gata precisa se sentir acolhida e amada pela família de humanos. Durante esses dois meses o dono deve ser o porto seguro dela e aprender a lidar com um comportamento mais irritadiço e reservado. Isso não quer dizer que goste menos do tutor, apenas passa por muitas alterações hormonais.

alimentação e o tratamento dado pela família são determinantes para a saúde da gata. Ela deve ingerir o máximo de nutrientes e vitaminas e comer pouco está longe de ser bom. Afinal, ela come por vários outros seres vivos e necessita de bastante energia, além de garantir uma boa formação aos fillhotes. O melhor é pedir dicas ao veterinário sobre os alimentos mais indicados, mas normalmente recomenda-se dar ração de filhotes para a futura mamãe durante esse tempo.

+10 alimentos proibidos para os gatos

O parto

Não precisa se desesperar na hora do nascimento. A maior parte do trabalho fica para a própria natureza do reino animal, mas é necessário apoiar e tomar alguns cuidados na hora do parto .

No entanto, como perceber que os filhotes estão querendo conhecer o mundo aqui fora? O próprio corpo do pet vai sinalizar. Normalmente o útero desce e fica na parte de baixo da barriga. Além disso, aparece um líquido amarelo ou esverdeado, liberado pela vagina, que, somado às contrações abdominais, formam um quadro propício para nascer.

Foto: Reprodução/ Shutterstock
O pós-parto também exige alguns cuidados

Deve estar sempre bem alimentada e beber bastante água, principalmente horas antes do nascimento, pois durante o parto é comum a gata perder o apetite e ficar ainda mais letárgica. Se estiver há muito tempo sem comer o tutor deve tentar dar um pouquinho de ração, pelo menos para ela não ficar fraca e sem nutrientes. Afinal, vai precisar de força para retirar seus filhotes.

Uma caixa de maternidade onde a gatinha se sinta confortável e possa ficar com seus filhotes é uma boa ideia. É importante o pet ter o próprio espaço e sentir-se em um lugar seguro e limpo. O tamanho deve ser compatível com o do animal e suficiente para agrupar todos os bebês, além de ser alta com relação ao chão. Coloque também uma cobertinha para se sentir protegida e à vontade. 

Como vaza bastante sangue do corpo da gata grávida (e dos filhotes, claro) deixe algumas toalhas preparadas para o procedimento. O parto demora algumas horas e é possível haver complicações. Por isso, avise uma clínica veterinária 24h ou tenha um contato de veterinário fácil para qualquer emergência.

+10 dicas para deixar o seu gato feliz

O comum é o processo de parto no total durar no máximo duas horas, contando desde o início das contrações até a saída dos filhotes. Se passar desse tempo e não ocorrer o nascimento o melhor é optar pela cesariana e correr para o veterinário, a fim de evitar o risco de vida da mãe e dos bebês. Na verdade, assim que o tutor perceber que a gata está exausta e não tem mais força para o procedimento (mesmo que em menos de duas horas) pode recorrer à clínica.

Nem todas as gatas já têm idade e maturidade suficiente para se virar sozinha com o parto. Por isso, a presença de uma pessoa para ajudá-la torna-se mais importante. Nesse caso é necessário retirar a placenta (que agrupa os filhotes), o cordão umbilical e a ligadura. Porém, o melhor é realmente o veterinário fazer isso para evitar mais complicações.


Pós-parto

Depois de nascidos os filhotinhos, é ideal a gata ter o próprio espaço para ficar com eles. Aos poucos ela vai limpando e oferecendo leite a eles. O papel do tutor envolve a garantia de alimento, carinho e conforto aos bebês para terem um bom desenvolvimento. Lembre-se também de garantir todas as  vacinas a eles para prevenir uma série de doenças.

Além disso, mesmo que a gestação de gato não tenha sido planejada, nunca maltreate os gatinhos. Se não puder ficar com eles, procure alguém que os queira ou doe para uma ONG. 

+Opções de brinquedos para gatos que podem ser feitos em casa