Como cuidar de um cachorro cego?

Algumas dicas podem garantir a qualidade de vida do cão

Ter um cachorro cego por perto pode impor alguns desafios ao tutor, mas pode ser uma experiência maravilhosa. O aprendizado é ainda maior quando o cão passa a ser deficiente visual depois de um tempo - e não nasceu assim. 

+Como cuidar de um cachorro surdo?

Como cuidar de um cachorro cego?
Foto: Reprodução
Como cuidar de um cachorro cego?


Muita gente pensa que o cachorro cego não consegue se locomover ou que tem grandes dificuldades, mas nem sempre é verdade. O pet também passa a se adaptar e a lidar com a cegueira.

Para facilitar a relação entre o tutor e o cão, algumas dicas podem ser fundamentais.

Em casa

Essa dica pode parecer óbvia, mas não mude os móveis de lugar. Com a mudança o cachorro pode se perder, porque ele decora os caminhos da casa ao se locomover. Ao esbarrar nos móveis com muita frequência, além de poder se machucar, ele ficará assustado e desorientado. 

Também é importante proteger as quinas dos móveis, como armários, portas, mesas de cabeceira e quaisquer móveis que possam machucar o pet.

+Confira dicas para cuidar do cão durante o frio

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Como cuidar de um cachorro cego?


Os potes de ração e água também devem ser mantidos no mesmo lugar, para o cão não se atrapalhar.

Se o cachorro vive do lado de fora da casa (no jardim ou no quintal), mantenha o ambiente mais “clean” possível. E só deixe seu cão do lado de fora da casa se a casa for cercada!

Tapetes

O ideal é ter tapetes anti-derrapantes em casa para ajudar seu cão a se movimentar de cômodo para cômodo. Se o chão for escorregadio a chance do pet tomar se machucar é grande.

Escadas

Se a casa tiver escadas, coloque um portão no topo para prevenir que seu cão não caia sem querer.

Identifique outros pets

Para o cão cego saber da presença dos outros animais em casa, é indicado colocar sinos em suas coleiras. Também pode colocar esse objetos no seu pulso ou sapatos para o pet perceber o tutor por perto.

+Precisa deixar o cachorro sozinho em casa o dia inteiro? Saiba o que fazer

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Como cuidar de um cachorro cego?


Avise os outros

É bom sempre avisar e lembrar as visitas que seu cão é cego. Não deixe que eles passem a mão em seu cão antes que ele os cheire antes. Afinal, o pet pode ficar desconfiado e se sentir invadido, já que não enxerga.

Quando estiver em público também é bom colocar uma roupinha ou um lenço com os dizeres “SOU CEGO”, para que as pessoas saibam e tomem os devidos cuidados. Além disso, ele vai ficar muito fofo!

Sempre apoie o cão

O cão pode ficar mais confiante se o tutor conversar com ele. Ao ser encorajado, ele vai sentir que pode ser mais independente. 

Passeio

O ideal para passear de forma mais confortável para o cão deficiente é usar uma guia mais curta. Assim o tutor consegue ter mais controle sobre o pet e ele se sentirá mais seguro. 

Nunca aborde um cachorro cego por trás porque isso pode deixá-lo apavorado. Quando ele estiver dormindo também é melhor evitar tocá-lo. 

+Como adaptar o cachorro a uma mudança