O seu pet enjoa ao andar de carro? Veja como resolver

É muito comum nos depararmos com animais passeando de carro com seus tutores pelas ruas e estradas. Muitos passam ilesos ao passeio, felizes observando a paisagem pela janela. Mas há também aqueles que ficam enjoados e acabam vomitando. Esse tipo de enjoo é chamado cinetose.

O que é a cinetose?

A cinetose é bem comum e pode acontecer tanto com cachorros quanto com as pessoas, seja em viagens de carro, ônibus, trem e até avião.

Reprodução/freepik

Afeta o equilíbrio

A médica-veterinária Emilene Prudente, da Zoetis, diz que alguns cachorros são mais suscetíveis a sentir enjoo durante o trajeto, devido aos movimentos do veículo que acabam repercutindo no canal auditivo do pet, área que é responsável pelo equilíbrio.

reprodução shutterstock

Pode ser tratada por medicamentos

Emilene explica que a cinetose em animais pode ser amenizada por meio de medicamentos que ajudam o pet a não passar mal durante um passeio ou viagem mais longa. “Vale ressaltar que o médico-veterinário deve ser consultado, pois somente ele pode indicar tratamentos medicamentosos”, diz.

shutterstock

Outros cuidados

A veterinária indica outros cuidados que podem ser tomados para que o pet e família possam aproveitar ao máximo a experiência. Confira!

Ventilação do veículo

O calor excessivo pode levar o cão a um estado de hipertermia, que é o colapso causado pelo aumento de temperatura. Por isso, deixar o ar-condicionado ligado ou as janelas abertas em épocas de calor é fundamental.

Não parta logo após as refeições

Evite sair de carro logo após alimentar o animal, espere cerca de 30 minutos para a digestão e, durante o trajeto, evite freadas e curvas bruscas.

Um pouco de descanso vai bem

Se possível pare em locais seguros para o cachorro dar uma volta e se distrair da viagem. Caso o animal vomite, não administre água, pois pode provocar mais vômitos.

Não deixe o pet solto

O uso de cadeiras pets, além de proporcionar mais segurança ao animal, evita que ele fique chacoalhando no banco do carro.

Unsplash/Jonathan Cooper

É divertido, mas não recomendado

Não deixar o cão com a cabeça para fora da janela – embora o animal goste, pode trazer problemas a ele. Correntes de ar podem provocar inflamações no canal auditivo do cão.

Banco de Imagens/Pexels

Boa diversão!

Agora que você conhece algumas dicas para sair com o seu cão, faça as malas e aproveite a companhia do seu melhor amigo. Ainda não sabe onde se hospedar? Confira algumas dicas para escolher um bom hotel pet friendly!

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

shutterstock