O que você deve considerar antes de adotar um novo animal de estimação?

O incentivo à adoção

Campanhas de incentivo à adoção de cães e gatos são cada vez mais comuns atualmente. Muitos animais com histórico de abandono e maus tratos estão disponíveis para adoção assim que estão com a saúde, vacinas e castração em dia.

Um novo integrante na família

Adotar um cão ou um gato é algo muito especial e que pode mudar para sempre a vida de uma família. Os animais são companheiros, protetores e, acima de tudo, grandes amigos. Porém, antes de adotar um pet, é preciso ter certeza do que se está fazendo!

Os questionamentos

Por mais que seja de conhecimento comum que adotar um pet traz diversos benefícios, muitas pessoas ainda colocam empecilhos como se o filhote crescer demais ou se um pet adulto terá problemas de comportamento causado por possíveis traumas de vida, por exemplo.

O tamanho do pet

O tamanho que um filhote terá quando adulto pode ser determinado, com grande chance de acerto, por um médico veterinário. Isso é feito ao observar o tamanho de partes do corpo do animal e, se possível, o tamanho da mãe desse filhote.

Pet grande, casa pequena

Considerando que o tutor more em um apartamento, por exemplo, mesmo um cão de porte médio a grande pode viver confortavelmente. O importante é que o tutor esteja disposto a proporcionar as atividades físicas necessárias ao pet, como passeios diários.

O gasto de energia

As atividades são essenciais para o gasto de energia dos animais, além de estimular física e mentalmente. Algo que deve ser levado em conta é que, muitas vezes, um cão de pequeno porte terá mais energia a gastar do que um de grande porte.

Como saber?

Um profissional especializado em comportamento animal pode ajudar a ter uma noção de como será o pet quando adulto, por meio de testes de comportamento aplicados ao filhote.

Adotando um animal adulto

Adotar um animal já adulto pode trazer boas experiências, como um pet que já passou pela fase da infância e já tem seu temperamento definido.

Atendendo ao perfil de cada família

As pessoas que convivem com esses animais em abrigos geralmente conhecem bem o perfil de cada um deles e podem ajudar a encontrar um pet mais calmo ou mais energético.

Questões de comportamento

Problemas de comportamento não são exclusividade de cães adultos. Um filhote pode desenvolvê-los também ao longo da vida. Tudo será determinado por fatores que nem sempre podemos controlar.

Testes de comportamento

É possível realizar alguns testes para saber como cães e gatos adultos reagem diante de certos estímulos, como ao serem manipulados, na presença de crianças, com barulhos e mais situações.

Já pensou em adotar um amigo?

Tendo em mente questões como as abordadas aqui, que tal refletir um pouco sobre a possibilidade de adoção de um novo animal de estimação para fazer parte da família?

O Canal do Pet está no Telegram! Clique no link abaixo para entrar no grupo.

Divulgação