Cachorro na rede

Já pensou em sair por aí, para um acampamento, ou até fazer um mochilão, mas sem abrir mão da companhia do seu cachorro? Você pode ensinar o seu pet a dormir na rede junto com você – ou até dormir em uma só para ele!

Fácil praticar

Para muitas pessoas dormir em rede é algo bastante comum, por isso não é tão improvável que se tenha uma rede em casa para já ir praticando. Certifique de que as unhas do cão estão bem aparadas, para evitar que possam rasgar a rede.

Ensine o cão a usar a rede

Antes de pensar em ir acampar com o cão, tente acostumá-lo em casa ou em um parque. Os cães não se dão tão bem com a falta de equilíbrio, então tenha paciência.

Linda Segerfeldt/Unsplash

Apresente a rede ao cão

Para deixar o cão mais relaxado, deixe que ele cheire a rede, até que se acostume com ela antes de tentar coloca-lo nela. Deixe a rede no chão e faça com que ele entre atraindo com um petisco que ele goste bastante. Quando ele entrar, dê a recompensa.

Eveline de Bruin/Pixabay

Um passo de cada vez

Caso o cão fique nervoso, dê pequenos pedaços do petisco a cada novo passo, até que ele esteja totalmente dentro da rede.

Ajustando o equilíbrio

Amarre a rede para que fique a poucos centímetros do chão, mas com o centro ainda em terra firme. Repita o passo anterior para que o cão entre e saia da rede várias vezes, até que se acostume. O próximo passo é fazer com que ele também se deite na rede quando entrar.

Indo mais alto

Quando o cão já estiver se deitando na rede, levante mais um pouco do chão, cerca de 3 a 5 cm. O objetivo é manter as patas ainda perto do chão, mas já exigindo um pouco de equilíbrio. Repita até que ele entre e deite na rede. Petiscos sempre ajudam.

Kevin Turcios/Unsplash

Testando o equilíbrio

Quando ele já estiver dominando, aumente um pouco mais a altura, de 15 a 20 cm. Se necessário, sente na rede e convença o pet a entrar e sair. Pela altura, pode ser um pouco assustador, deixe que faça tudo no tempo dele e não esqueça o petisco.

Aprendendo a dividir

Quando o cão já estiver se sentindo confortável, você poderá praticar deitado na rede, junto com o pet. Uma vez que esteja tudo bem, já pode deixar a rede mais alta, na altura em que irá dormir no acampamento.

Alvan Nee/Unsplash

Dicas importantes

Pendure a rede de forma que seus pés possam tocar o chão quando estiver sentado, assim será mais prático para o cão entrar e sair da rede junto com você. Se quiser, pode ser usado um cobertor para proteger a rede das unhas do pet.

Alvan Nee/Unsplash

Antes de sair de casa

Quando o cão já estiver dormindo com você na rede, é hora de acampar! Mas tenha a certeza de que no local de acampamento é permitida a entrada de cachorros, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Kevin Turcios/Unsplash

Mantenha o pet por perto

Para manter o cão por perto à noite, você pode amarrar uma corda ou trela em alguma árvore ou na linha da própria rede. Mas longa o bastante para que o cachorro possa andar normalmente, é apenas para não sair de perto.

Cuidado para não cair

É importante encontrar árvores resistentes para pendurar a rede para estabilizar o peso extra. Faça os cálculos para garantir que a rede irá suportar o seu peso junto com o do seu cachorro.

Um local plano

Garanta que o acampamento seja em um local o mais plano possível. Qualquer inclinação poderá dificultar na hora que o cão for entrar ou sair da rede.

Uma rede para cada um

Caso o animal já seja acostumado a isso, também é possível ir além e deixar que ele durma na própria rede. No mercado existem diversas opções de redes para cães, é importante se certificar do tamanho adequado e de que o material suporta o peso do seu cão.