Produto que transforma xixi em pó realmente funciona?

Veterinário explica como ele age e como pode ser usado de forma correta

Um produto peculiar está chamando a atenção de donos de cães e gatos. Conhecido por tornar a  urina dos pets sólida e possível de ser varrida, o "Seca Xixi " parece ajudar quando os animais de estimação fazem suas necessidades no lugar errado. Mas será que esse produto realmente funciona e não causa dano para nossos pets?

O veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, Alex Portes Gomes, respondeu algumas perguntas esclarecendo dúvidas que os donos podem ter ao adquirirem este produto. O primeiro é que sim, o Seca Xixi realmente funciona. "Mas vale salientar que a quantidade aplicada tem que ser o suficiente para cobrir toda a urina, promovendo assim uma boa absorção e solidificação, e que o produto deve ser mantido fora do alcance de crianças."

Mesmo sendo eficiente, Alex ressalta a importância de ensinar ao animal onde ele deve fazer xixi e cocô, no caso de cães. "Todo e qualquer tipo de adestramento exige muita paciência, consistência e persistência. É importante criar uma rotina e manter sempre um mesmo local. Promover reforço positivo nos acertos do pet", conta. O profissional também sugere educadores sanitários, que podem ser borrifados no local correto, chamando a atenção do animal para fazer suas necessidades ali.

Produto torna o líquido em pó
Foto: reprodução shutterstock
Produto torna o líquido em pó

Caso o produto seja ingerido pelo pet, pode causar problemas. "Os animais podem apresentar náuseas, vômito, salivação excessiva e irritação de pele e mucosas", diz Alex. "Nesse caso, é sempre indicado levar o pet ao médico veterinário para evitar problemas mais graves."

E, para quem tem dúvidas em saber como o produto funciona, Alex dá uma explicação química sobre a composição. "Quando o  Cloreto de Cetil Trimetil Amônio é misturado com um polímero hidrógil, ele absorve soluções aquosas através da ligação de hidrogênio com moléculas de água, promovendo assim a solidificação do xixi para posterior remoção", afirma.