Dicas para você cuidar do seu pet durante o inverno

Começou hoje, 20 de junho, a estação mais fria e seca do ano

Com a chegada do inverno , que é bastante seco e frio, muitas doenças oportunistas podem acometer cães e gatos. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos pets, assim como na temperatura do ambiente, alimentação e hidratação deles, garantindo assim uma boa saúde. 

A veterinária Lara Mantovani Volpe, da Adimax, separou algumas dicas para ajudar os donos a passarem pelo inverno de forma saudável junto com seus animais de estimação. A primeira é sempre oferecer água fresca ao animal. "A hidratação adequada garante melhor proliferação de células, inclusive as de defesa, além de colaborar para manter a integridade da pele, que é uma fundamental barreira protetora do organismo", explica.

Mantenha seus bichinhos bem quentinhos no frio
Foto: reprodução shutterstock
Mantenha seus bichinhos bem quentinhos no frio

Quando o assunto é a casinha ou o lugar em que o animal fica durante a noite, o ideal é sempre deixar cobertores, toalhas ou até mesmo uma caminha que tenha cobertura para evitar correntes de ar. Eles precisam ficar bem abrigados do frio e de eventuais chuvas durante a estação.

Banhos devem ser evitados, mas se forem realmente necessários, nada de água muito quente. "Água em alta temperatura é prejudicial à pele do animal. No entanto, este não é o único ponto em que devemos prestar atenção", conta Lara. "Após o banho, é fundamental secar bem a pelagem. Pode ser utilizado secador em temperatura morna para tornar a secagem mais eficaz", completa. 

Você viu?

Roupinhas podem ser usadas principalmente em cães, que lidam melhor com esse tipo de acessório. Gatos costumam ficar estressados e podem se acidentar se enroscando nos móveis da casa , então o melhor é investir em caminhas quentes e confortáveis para eles. 

Por fim, durante o inverno é muito importante providenciar comida de qualidade e até em quantidade um pouco maior, já que se o animal ganhar um pouco de gordura, isso será benéfico para protegê-lo do frio extremo. Porém, sempre com o acompanhamento de um veterinário de confiança para estabelecer a quantidade ideal que o pet deverá ingerir por dia.

Tomando todos esses cuidados e mantendo as vacinas do cão ou gato em dia, essa estação será muito tranquila e não trará grandes problemas aos pets e seus donos.