Não use roupinha no seu gato! Entenda o porquê

Veterinária explica os perigos de colocar roupa no gato e deixá-lo sem supervisão

Com a chegada do clima frio , muitos donos de pets optam por usar roupinhas em seus animais de estimação para esquentá-los de prevenir doenças. Porém, quem tem gatos deve pensar duas vezes antes de vestir o bichano. As roupas podem ser perigosas, causar graves acidentes e estressar o animal.

Leia mais:

Não use roupa no seu gato!
Foto: shutterstock
Não use roupa no seu gato!


Segundo a veterinária Carynn Dantas, do Crystal Pet & Spa, os gatos não estão acostumados com roupinhas, e usá-las pode ser prejudicial. “Como os gatos têm hábitos de pular, podem se enroscar em algum lugar, ficando enforcados, ou por causa do estresse de estarem presos, até o tutor perceber, pode acontecer alguma fatalidade”, explica. 

Outro problema também são os fios do tecido que podem acabar se soltando. “Algum fio de linha solto da roupa pode ser ingerido pelo animal e causar problemas gastrointestinais”, conta Carynn. Mas e com raças de gato sem pelos? O que fazer para que o pet não sinta tanto frio, já que não conta com proteção natural? “Eles sentem mais frio, portanto se estiverem na presença do tutor a roupa é uma boa alternativa. Mesmo assim, o dono deve ficar sempre de olho para não ocorrer acidentes”, completa a veterinária.

Para evitar que o animal fique doente ou desconfortável sentindo o clima gelado, a profissional dá dicas que podem ajudar nos dias com temperaturas mais frias. 

  • Deixar cobertas onde o gato costuma dormir;
  • Construir uma toca com cobertores e tecidos grossos que não soltem fios;
  • Forrar uma caixa de papelão com almofadas e cobertores que não soltem fiapos;


O mais interessante é que os gatos ficam confusos e desengonçados quando colocam roupinhas, sejam as cirúrgicas ou as para esquentá-los. “Isso acontece por falta de costume. Gatos são muito sensíveis e sentem algo estranho no corpo quando os vestimos”, finaliza Carynn. Por isso, se seu bichano não gosta nada de roupinhas, o ideal é não forçar o animal a vesti-las, já que isso além de causar acidentes, pode deixar o pet estressado.