Novembro e dezembro são meses em que o espírito natalino chega para todos que amam a celebração. Árvores, luzinhas, objetos pendurados... Tudo isso faz parte da temática de Natal, e quem tem animais de estimação em casa, principalmente cães e gatos , sabe que às vezes é muito difícil conciliar as decorações com os pets, que ficam curiosos e muitas vezes atacam e brincam com esses artigos, o que pode trazer consequências graves para eles.

Leia também: Quando o seguro viagem para pets é necessário? Entenda

Para quem não quer abrir mão da decoração de Natal casa, o veterinário Jorge Morais fundador da rede Animal Place, dá dicas do que evitar para manter o ambiente e o pet intactos. O primeiro alerta é para fios expostos e enfeites delicados. “Se o pet ficar sem supervisão choques e enforcamentos podem acontecer. Bolas de natal feitas de vidro também devem ser evitadas, pois são facilmente quebráveis e geralmente têm um brilho muito atraente para os cães”, afirma.

Junto disso, optar por decorações que fiquem longe do chão, como em cima da banqueta vermelha abaixo, é outra medida que pode ser tomada para evitar acidentes. “Para quem tem cães  funciona muito bem montar a árvore em cima de móveis, por exemplo." Já as luzes e outros artefatos podem ser colocados em prateleiras ou em cima de mesas, sempre atentando para o acesso do animal ao local.

Banqueta Baú Veludo Vermelha
Mobly/ REPRODUÇÃO


Já para os gatos o cuidado é maior, pois felinos sobem com facilidade em qualquer coisa. “Gatos não têm essa limitação de movimento igual aos cães, e podem achar que a decoração é um excelente objeto para brincadeiras. A minha sugestão, nesse caso, é a opção por guirlandas e/ou alguns enfeites de mesas pesados e maiores para não serem engolidos ou derrubados”, diz Jorge. Um exemplo de enfeite pesado que seria dificilmente derrubado por um animal é a caixa de correio temática abaixo.

https://www.mobly.com.br/enfeite-natal-caixa-de-correio-branca-e-vermelha-40x20cm-1pc-680700.html
Mobly/ REPRODUÇÃO
Caixa de Correio Branca e Vermelha


O grande e maior problema para quem é amante dos bichanos é a árvore de Natal. Para os gatos, luzes que piscam, enfeites que balançam e objetos diferentes são atrativos para a exploração do animal, que muitas vezes resulta em desastre. Nesse caso, Jorge indica paciência para o tutor.

“Proponho expor a árvore por etapas, montar aos poucos e bem antes do período de Natal para que eles acostumem com a presença do objeto no ambiente”, explica. “O tutor terá que fazer um adestramento, com exposição gradativa, adicionando os enfeites pouco a pouco”, completa. Dessa forma o novo objeto não será tão chamativo ao animal.

Leia também: Vídeo de gata obesa se recusando a fazer exercício viraliza e abre discussão

Bolas de vidro na decoração de Natal podem ser perigosas para animais de estimação
shutterstock
Bolas de vidro na decoração de Natal podem ser perigosas para animais de estimação


O veterinário finaliza sempre deixando claro que mesmo com esses cuidados é preciso continuar prestando atenção nos animais de estimação . “Deve-se sempre ficar de olho para que não ocorra acidentes. Outra ideia é oferecer brinquedos adequados para os felinos, desviando a atenção deles e atraí-los para outra brincadeira”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!