Não faça carinho na barriga do gato! Entenda o porquê

Mesmo que o pet fique de barriga para cima não quer dizer que ele esteja pedindo um carinho nessa parte do corpo

Gatos são animais muito temperamentais, principalmente quando se trata de contato físico. Diferente da maioria dos cães, gatos são mais desconfiados e nem sempre são amigáveis com pessoas desconhecidas. Estes animais estão acostumados a arranhar e morder, e um carinho não requisitado pode se tornar um machucado bem feio.

Leia também: Cachorro corajoso bota urso que invadia sua casa para correr; veja vídeo

Gato de barriga para cima
Foto: shutterstock
Gato de barriga para cima


Porém, como felinos são muito fofos, os humanos sempre querem passar a mão e apertar essas bolas de pelo. E, se tem um lugar que os gatos mais odeiam quando se trata de carinho, é a parte da barriga. Mas esse receio todo de receber afagos nessa parte tem um motivo: é um mecanismo de defesa, já que na parte do tórax e da barriga que ficam os órgãos vitais deles. Por isso não é recomendado fazer carinho na barriga do gato .

A Cats Protection, organização que protege gatos, contou ao site inglês Metro que se um gatinho fica de barriga para cima na presença de algum humano, é porque ele se sente seguro e relaxado na presença dele. “A melhor forma de mostrar que você percebe isso é falando algo para o animal em vez de fazer carinho ou apertar sua barriga”, afirma.

Leia também: 7 raças de cachorros que babam muito

Outros lugares que esses pets não gostam muito de receber contato são:

  • Patas;
  • Axilas;
  • Pernas traseiras;
  • Parte final do tronco;
  • Base na cauda;
  • Área genital.

Mas tudo também depende da forma que o tutor mexe no animal. Percebendo os sinais do gato, e indo de forma suave e delicada, as probabilidades de ser arranhado ou mordido diminuem muito. Observar como o pet reage é a chave para saber do que ele gosta, não gosta, e como está se sentindo.