Quanto tempo vive uma calopsita?

A ave pode viver até 15 anos, mas estresse e falta de atenção podem diminuir a expectativa de vida; saiba como evitar isso

Prezar pela saúde de nossos animais de estimação é uma responsabilidade que devemos ter quando decidimos abrir nossa casa para um novo pet. E como as calopsitas fazem parte cada vez mais da vida dos brasileiros, é importante saber que elas podem viver até 15 anos mas algumas coisas podem diminuir a expectativa, assim como outras podem aumentar esse número.

Leia também: Veterinário ensina como amansar calopsita: elas não nascem dóceis

Dentre alguns dos cuidados para melhorar a vida da calopsita está a acomodação correta, como uma gaiola grande e espaçosa, comida de qualidade, como ração específica, e visitas regulares ao veterinário. 

Foto: shutterstock
As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas


Quantos anos vive uma calopsita?

Essa ave não vive tanto quanto um papagaio por exemplo. Segundo a veterinária Stephanie Tomsic, uma calopsita pode viver de 10 até 15 anos, se bem cuidada. Para aumentar esse número leve o pet regularmente ao veterinário, opte por rações de qualidade e também uma dieta variada com legumes e frutas. Deixe a ave em um local silencioso e escuro durante a noite, para que ela descanse. Durante o dia, dê atenção, converse e brinque bastante. 

O que pode prejudicar a saúde da calopsita?

Falta de vitaminas e minerais, assim como falta de descanso necessário são alguns dos maiores problemas. Alguns tutores oferecem apenas sementes para a calopsita , algo que pode ser extremamente prejudicial já que muitas  delas não têm todos os nutrientes necessários para manter o pet saudável. 

Leia também: 5 erros comuns que os donos de calopsitas costumam cometer

Outra coisa que pode ser muito ruim para o animal é a falta de atenção. Aves que estavam acostumadas a receber atenção mas que são isoladas e "esquecidas" por seus tutores tendem a ficar agressivas , além de ficarem deprimidas e até praticarem auto-mutilação. Isso pode diminuir drasticamente a expectativa de vida do animal, que pode definar em algumas semanas após entrar em depressão. 

A falta de higiene na gaiola também pode fazer com que o pet viva menos, já que a proliferação de bactérias é maior, podendo deixar a ave doente. Uma gaiola grande e limpa é necessária para uma calopsita saudável. Um local pequeno e sujo estressa o animal e prejudica seu envelhecimento. 

Cuidados extras

Janelas devem ser teladas com uma rede específica que impeça o animal de voar para fora da casa. As calopsitas que estão acostumadas a ficarem soltas pela casa podem se esconder em lugares que o tutor não imagina, e assim podem ser vítimas de acidentes, como esmagamentos ou serem pisadas. 

Ventiladores devem ser evitados quando a ave estiver solta, principalmente os de teto. Animais como gatos e cães agressivos também devem ficar presos ou separados da calopsita, para evitar acidentes. Janelas e portas de vidro devem ter uma cortina, mesmo que fina, para que o animal saiba que ali tem uma barreira e não voe batendo no material transparente.

Brinquedos que quebram facilmente devem ser evitados para que a ave não coma plástico ou outro material tóxico. Fitas e tecidos e soltam fios também devem ficar fora das opções porque podem sufocar ou causar machucados se enroscados em certas partes do corpo do pet.