Quer ensinar sua calopsita a falar? Confira algumas dicas

Apesar de serem muito espertas as calopsitas nem sempre podem responder aos comandos de fala como acontece com papagaios

Aves cantam, e algumas, como papagaios, até falam. O que muitas pessoas não imaginam é que as calopsitas também podem aprender a falar e cantar certas melodias, assim como seus “primos” papagaios. Porém não é um comando muito simples de ser aprendido por elas.

Leia também: Animais de estimação em condomínio: o que muda com a decisão do STJ

As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas
Foto: shutterstock
As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas


Para ajudar os donos a ensinarem suas calopsitas a falar de forma mais fácil, a veterinária Stephanie Tomsic dá algumas dicas. “Quanto maior o vínculo com seu pet mais ele vai criar confiança, e assim poderá responder aos comandos mais facilmente”, explica.

Ainda existe diferença entre fêmeas e machos. “Os machos são mais comuns e mais dóceis para aprender a cantar, pois na natureza uma das formas para se conquistar uma bela fêmea são penas vistosas, canto e movimentos que eles fazem para chamar a atenção delas”, conta. Mas as fêmeas também podem aprender tais comandos. “Não há nada que evite que as fêmeas sintam-se confiantes e próximas aos seus donos, sendo possível adestra-las também.”

Leia também: Homem tem mais de 20 calopsitas e um quarto exclusivo para elas

A partir dos quatro meses de idade já se pode começar a associar a fala com petiscos para a ave. “Ofereça uma comida que ela goste, sempre conversando bastante”, diz a veterinária. Além disso vale repetir sempre uma música para que a calopsita memorize, mas com cuidado. “Ensine uma de cada vez para que o animal não confunda as melodias.”

O mais importante, segundo Stephanie, e ter paciência, pois essas aves demoram um pouco para aprender a falar e assoviar. “Se quiser um método mais ‘rápido’ existem CDs específicos para estes animais, que reproduzem sons fáceis que a ave aprende em menos tempo”, finaliza.