Dona faz alerta sobre perigo do brinquedo de corda após sua cadela morrer

Indira Tuckler fez uma postagem de alerta no Facebook na tentativa de evitar que outros donos passem pelo o que ela passou

Todo dono de cachorro sabe: eles adoram brincar e quanto mais brinquedos melhor . Porém, nem todo brinquedo é seguro para deixar disponível o tempo inteiro para o animal, até quando não tem gente por perto. Esse é o alerta de Indira Tuckler que perdeu sua cadela por causa de um brinquedo de corda. 

Na intenção de agradar seus animais de estimação Indira, que é criadora da raça Golden Retriever, comprou alguns brinquedos de corda  com bolas na ponta para eles, acreditando que eram "muito resistentes e impossíveis de destruir". 

O brinquedo de corda parecia ser inofensivo
Foto: Reprodução Facebook
O brinquedo de corda parecia ser inofensivo

Porém, o que aconteceu pouco tempo após o brinquedo ser entregue aos animais deixou claro o perigo que ele representava. Uma de suas cadelas conseguiu destrui-lo totalmente e acabou engolindo quase 1 metro de corda. 

No momento em que percebeu o que havia acontecido, Indira recolheu os brinquedos e correu com sua cachorrinha para o veterinário. "A bola se desenrolou e foi fazendo várias feridas no intestino enquanto tentava passar. Os veterinários tiraram quase 1 metro de corda que estava enrolada em seu intestino. Eles também removeram 35 centímetros de intestino perfurado", contou Indira em uma publicação no Facebook. 

Leia também: Torção gástrica em cães é uma das principais causas de morte dos pets

Foto: Reprodução Facebook
A cadela não resistiu após destruir e ingerir o brinquedo de corda

Apesar da ação rápida da dona, o estrago feito pela quantidade de corda engolida foi muito grande e a cadela morreu dois dias depois. 

De coração partido, Indira decidiu contar sua história e fazer um alerta nas redes sociais: "Eu queria avisar para todos o quanto esses brinquedos podem ser perigosos. De acordo com um artigo postado pela  Germantown Veterinary Clinic, corda é o objeto mais perigoso que o cachorro pode engolir. Objetos lineares são perigosos porque viajam pelo intestino trazendo danos. Esses brinquedos são muito perigosos e mesmo assim continuam sendo vendidos em lojas". A postagem foi compartilhada mais de 32 mil vezes. 

Leia também: Brinquedo de cachorro: saiba a importância de sempre comprar um novo

Quando for comprar um brinquedo de corda , uma bolinha, um osso, um bichinho de pelúcia ou qualquer outra coisa para o cachorro brincar, certifique-se de que é resistente e não será facilmente destruído. No Brasil, eles costumam ter selo o Inmetro. O ideal é que apenas os objetos totalmente seguros fiquem à disposição do cachorro o tempo todo, os outros que podem ser rasgados ou despedaçados (corda, osso, bichinho de pelúcia, etc), sejam disponibilizados apenas com a presença do dono.