Aprenda a fazer o melhor cercado para Porquinho da Índia

Oferecer um espaço grande e interativo para o bichinho melhora a saúde e a qualidade de vida dele

Porquinho da Índia é um animal pequeno que costuma ficar preso na gaiola, afinal, deixá-lo solto pela casa sem supervisão pode ser perigoso. Por passar a maior parte do tempo em um espaço delimitado, é importante se preocupar com as dimensões e o que o local oferece de interessante para ele. Por isso, uma ótima opção é construir um cercado para Porquinho da Índia. 

Geralmente, os Porquinhos da Índia vivem em locais fechados
Foto: reprodução shutterstock
Geralmente, os Porquinhos da Índia vivem em locais fechados

Existem alguns prós e contras na comparação entre a gaiola e o cercado para Porquinho da Índia, por isso muitas pessoas ainda ficam na dúvida de qual escolher. Enquanto a gaiola serve também para o transporte e "protege" melhor o animal por ter espaço menor entre as grades, o cercado fica em local fixo, é maior, traz mais possibilidades de enriquecimento ambiental, mas é mais aberto, não tem uma cobertura gradeada e o espaço entre as grades são maiores. 

Por isso, antes de decidir entre o cercado e a gaiola, é preciso analisar o ambiente em que o animal ficará. Se for um local fechado, como um apartamento ou o interior de uma casa, o cercado poderá ficar no chão com segurança. Porém, se o local for mais aberto, como um jardim, e houver o risco de contato com outros animais, como cobras e formigas, o ideal é ter uma gaiola que fique em local elevado. Outro ponto a ser observado é a presença de crianças no ambiente, é preciso tomar cuidado para que elas não peguem e apertem os bichinhos.

Caso o seu ambiente seja o ideal para constuir um cercado, confira todas as dicas a seguir. 

Comprando o cercado para Porquinho da Índia

Foto: Pinterest
O cercado para Porquinho da Índia oferece bastante espaço para o bichinho

Muitas lojas especializadas em produtos para animais de estimação já vendem o cercado completo, o dono do porquinho só tem o trabalho de montá-lo. Os mais comuns são os feitos de aramados metálicos pintados e unidos por conectivos de polipropileno. 

Você pode escolher as dimensões ideais para a quantidade de porquinhos que possui e comprar o cercado até pela internet. Uma opção com dimensões em torno de 90x60x30 centímetros proporciona espaço suficiente para o enriquecimento ambiental do espaço. Se preocupe também com as medidas do espaçamento da tela para garantir que seu bichinho não consiga escapar. 

Alguns cercados já vêm com rampa e estrutura para montar o segundo andar, o que é muito interessante. 

Montando o cercado 

Quando você compra o cercado pronto, ele já vem com as instruções de montagem. Mas, não se preocupe, a missão é bem simples. Basta unir as grades usando os conectores. O segundo andar e a rampa são presos com abraçadeiras, mais conhecidas como "enforca gatos". 

A dica para facilitar a monagem é unir as grades em pares, para depois montar a estrutura final. Se o seu cercado tiver segundo andar e rampa, deixe essa parte por último. 

Una todas as grades até formar o retângulo. Depois, use as braçadeiras para prender a base do segundo andar e a rampa por todos os cantos. O teto do segundo andar será a última peça a ser colocada e funciona por encaixe. 

Para dar a estrutura da grade como finalizada, certifique-se de que tudo está bem encaixado e firme, principalmente o segundo andar e a rampa. Se necessário, use mais abraçadeiras. 

Leia também: Feno para porquinho da Índia: como escolher o ideal?

A base do cercado

Com a estrutura do cercado montada, é hora de pensar na base, onde os porquinhos da Índia irão pisar e também fazer suas necessidades. 

A parte rígida da base geralmente é feita com uma polionda, material semelhante ao de uma pasta escolar. Essa polionda é reutilizável, mas deve ser encapada para só depois poder ser utilizada como forrado para o cercado. As pessoas costumam usar o soft, um tecido que não absorve a urina dos bichinhos e deixa o solo confortável, para isso. 

Embaixo do soft é colocado um material absorvente, para reter a urina. Uma boa opção é a fralda, daquelas utilizadas por cães. Ela pode prolongar o tempo de duração da estrutura da base do cercado e a troca passa a ser de 3 em 3 dias, mais ou menos. 

Para montar a base, coloque fralda em cima da polionda, e cole-a com fita adesiva na parte de baixo, como se estivesse encapando um caderno. Depois faça a mesma coisa com o soft. 

Para a manutenção dessa superfície, coloque o Porquinho da Índia em outro local e use uma vassoura para tirar a sujeira de cima. Retire o soft e a polionda e substitua por outros limpos. O soft pode ser lavado para reutilização posterior. 

Enriquecimento ambiental do cercado para Porquinho da Índia 

Foto: Arquivo pessoal
Os Porquinhos da Índia costumam adorar caminhas em forma de toca


Com tudo montado e em ordem, é hora de fazer o enriquecimeto ambiental, ou seja, deixar o espaço confortável e interessante para o animal. A lista a seguir mostra alguns itens interessantes para colocar no cercado. 

  • Toquinha para Porquinho da índia: as tocas são um espécie de "porto seguro" para esses animais. Eles se sentem muito confortáveis em dormir nelas. 
  • Redes: a rede tem formato quadrado e pode ser presa na própria grade do cercado. Geralmente, é utilizada pelo bichinho para relaxar. 
  • Canos de PVC: os porquinhos amam se enfiar em buracos e canos de PVC, de tamanho pequeno, podem ser um ótima brincadeira para eles. 

Além disso, não se esqueça de itens fundamentais como bebedouro sempre com água fresca e um local para que o animal possa defecar.

Leia também:  Seu Porquinho da Índia fêmea engravidou? Saiba o que fazer

Agora que o cercado para Porquinho da Índia está pronto e cheio de entretenimento, é só aproveitar a companhia do bichinho. Num espaço grande e interessante, ele sofrerá muito menos com estresse e poderá se exercitar mais, o que melhora a saúde e o bem estar dele.