Repelente de insetos para cães e gatos: proteja seu pet neste verão

Além de provocar coceira e vermelhidão na pele, os insetos são os principais transmissores de doenças e devem ser repelidos

A chegada do verão alegra muitas pessoas, afinal é época de férias, calor, sol e piscina. Contudo, é preciso ficar atento também aos ricos ligados ao período, como a proliferação de insetos . Esse cuidado se estende também aos animais, que estão sujeitos, assim como nós, às picadas e às doenças transmitidas. Felizmente já existem repelentes de insetos para cães e gatos disponíveis para proteger os peludos.

Leia também: Você saberia o que fazer se o cão levasse uma picada de inseto?

Esse item extremamente necessário pode ser encontrado em grandes pet shops, sendo vendidos em diversos formatos. No entanto, você deve estar se perguntando: por que investir num repelente de insetos para cães e gatos se o pernilongo é inofensivo? A verdade é que uma picada pode provocar muito mais do que coceiras irritantes.

Os insetos são os principais transmissores de doenças e fazem isso através da picada. Muitos animais são contaminados dessa forma e o perigo é quando a patologia passa despercebida, como é o caso da dirofilariose. Transmitida por pernilongos comuns, é causada por um parasita que provoca o entupimento da cavidade cardíaca. Seu diagnóstico costuma vir só em estágio avançado. 

Além da dirofilariose, doenças que também são transmitidas por insetos (nesse caso mosquitos) são leishmaniose, berne e miíase. Outro problema que uma picada pode causar são alergias. Os sintomas variam muito, indo de coceira, dor e vermelhidão até um choque anafilático. É preciso tomar muito cuidado com os bichinhos alérgicos.

Para evitar que isso aconteça com seu bichinho, conheça os tipos de repelentes disponíveis e quando são indicados. A proteção é muito importante no combate a transmissão de doenças. 

Vacinas, o principal meio de proteção

O repelente de insetos para cães e gatos é um item indispensável para evitar picadas no verão
Foto: reprodução shutterstock
O repelente de insetos para cães e gatos é um item indispensável para evitar picadas no verão

As vacinas são o meio mais eficaz de prevenir doenças. Elas são capazes de combater os agentes patógenos, não colocando o bichinho em risco. Não deixe de vaciná-lo regularmente e seguir as recomendações médicas. Contudo, as vacinas não conseguem afastar os insetos. Isso é trabalho dos repelentes. 

Tipos de repelentes e quando usar

Foto: reprodução shutterstock
Não devemos usar repelentes tradicionais para humanos em animais, sejam eles de tomada, odorizadores, etc. Esses produtos contém substância que podem ser tóxicas se ingeridas

  • Spray

Muito parecido com os usados por humanos, o repelente em spray é feito com ingredientes atóxicos para os animais e repulsivo aos insetos, como citronela. Borrife em todo o corpo do pet diariamente, principalmente quando sair para passear ou brincar no quintal. Cuidado para não atingir olhos, boca e focinho.

Leia também: Seu gato se machucou em casa? Aprenda a realizar os primeiros socorros

  • Coleira

A coleira foi desenvolvida com inseticida em seu material, sendo capaz de afastar moscas, mosquitos, abelhas e outros insetos. A duração varia conforme o fabricante e é importante ser respeitada. Pode ser utilizada dentro e fora de casa. É recomendado associar o uso do repelente em spray e coleira em situações de maior exposição, como em viagens para praia ou campo. 

  • Pipeta

O funcionamento da pipeta é bem parecido com o da coleira: deve ser aplicado na nuca do bichinho a cada 30 dias para fazer efeito. Costuma ser tão efetivo quando os anteriores. É importante garantir que o pet não ingira ou lamba o produto durante a aplicação. 

  • Eletrônico

O repelente eletrônico precisa ser conectado à tomada para funcionar. Ele emite um potente ultrassom no ambiente para afastar os insetos, de forma segura e atóxica aos pets. Seu uso é indicado principalmente à noite, pois as janelas costumam ser fechadas e o repelente não se dissipa. Durante o dia recomenda-se o uso do spray ou coleira.

  • Odorizador

Esse modelo precisa ser espalhado pelo ambiente da casa para funcionar, servindo de aromatizante e repelente. Sua função é parecida com a do eletrônico, ou seja, protege o espaço e não o animal em si. Deve ser usado junto com a coleira ou spray.

  • Naturais

Fora os produtos vendidos em lojas, dá para apostar em itens naturais com função repelente. Aposte em óleo de citronela ou de eucalipto-limão que ajudam a espantar insetos. Consulte o veterinário antes para garantir que o bichinho não é alérgico.

Consultas médicas ajudam a detectar doenças rapidamente

Foto: reprodução shutterstock
O exame é fundamental para o diagnóstico e prescrição de remédios para prevenir contra a doença

Não se esqueça de levar o cachorro frequentemente ao veterinário para detectar doenças no estágio inicial. O exame é fundamental para o diagnóstico e prescrição de remédios para prevenir contra a patologia.

Leia também: Como proceder em caso de choque anafilático em pets?

Além disso, vale a pena ressaltar que não devemos usar repelentes tradicionais para humanos em animais, sejam eles de tomada, odorizadores, spray, etc. Esses produtos contém substância que podem ser tóxicas se ingeridas. A melhor opção é investir num bom repelente de insetos para cães e gatos.