Veterinário conta problemas de viver com animais em apartamento e casas pequenas

Segundo o veterinário Jorge Morais, a falta de condições apropriadas para o animal interfere na saúde física e emocional dos bichos

Atualmente, morar com animais em apartamento e casas pequenas faz parte do cotidiano de quem mora em cidade. As pessoas cada vez mais optam por espaços reduzidos e as razões são variadas, por exemplo, a facilidade em cuidar de um local pequeno. Por esse motivo, os pets estão sendo obrigados a se adaptar a uma nova realidade.

Leia também: Veja 8 tipos de animais indicados para quem mora em apartamento

Contudo, ir morar com  animais em apartamento e casas pequenas exige uma série de cuidados, coisa que a maioria dos donos não faz. Segundo o veterinário Jorge Morais, fundador da Rede Animal Place Care, a falta de condições apropriadas para o animal interfere na saúde física e emocional dos bichos. 

Em relação aos gatos, embora não aparentem se incomodar com apartamentos ou casas menores, também pode desenvolver fobias e depressão se ficarem muito tempo trancados
Foto: reprodução shutterstock
Em relação aos gatos, embora não aparentem se incomodar com apartamentos ou casas menores, também pode desenvolver fobias e depressão se ficarem muito tempo trancados

Antes de adentrar nesse assunto, é preciso levar em conta o tipo e tamanho do animal, assim como suas características comportamentais e necessidades. Afinal, um local pequeno para um São Bernardo pode não ser encarado da mesma forma por um gatinho. 

"Se tratando de cães especificamente, eles são pets mais exigentes na questão de espaço e deve-se ter muita atenção aos animais de grande porte criados em ambientes pequenos, com piso inadequado e falta de contato com o sol, pois podem desenvolver sérios problemas", explicou o profissional.

Além dos transtornos emocionais, como depressão, existem diversas consequências que a falta de cuidados gera. Osteodistrofia (deformidades ósseas relacionas ao crescimento), doenças articulares, atrofias musculares, obesidade (quando associada a alimentação errada), doenças relacionadas a falta de higiene, dermatopatias (doenças de pele) e principalmente com a falta de sol são alguns exemplos. 

Leia também: Tem tamanho ideal para cachorro de apartamento? Quais os cuidados necessários?

Como resolver esse problema?

Foto: reprodução shutterstock
Se você seguir essas dicas, morar com animais em apartamento ou casas pequenas não será um problema

"A maior dica ainda é o bom senso antes de adquirir o pet. Parar e analisar os três pontos básicos, como espaço, tempo e condição financeira, pois é necessário os três. Caso seja uma condição imposta, onde o pet já faz parte da sua vida, dedique tempo para compensar a falta de espaço, organizando uma rotina de passeios e de higiene no local", esclareceu Jorge.

Quando a situação é  cachorro em apartamento ou casa pequena, é fundamental levá-lo para passear de uma a duas vezes por dia, independente se for de porte grande ou pequeno. Se possível, aproveite o momento para estimular o contato com outros animais.

Em relação aos gatos, embora não aparentem se incomodar com espaços pequenos,  também podem desenvolver fobias e depressão se ficarem muito tempo trancados. É importante que os gatos de apartamento  e casas menores adquiram o hábito de passear com os donos sem medo ou agressividade. 

Por último, outra dica é incluir na rotina brinquedos e exercícios lúdicos para ajudar no alívio do estresse. Como o dia a dia dos tutores é corrido, uma opção é apostar em creches apropriadas, que contam com programação e atividades que estimulam a interação com outros bichos, fundamental para o processo psicológico do animal.  

Leia também: Conheça os direitos dos animais nos condomínios

Se você seguir essas dicas, morar com animais em apartamento ou casas pequenas não será um problema. Ele terá uma vida tranquila como qualquer outro bichinho.