Assim como muitos seres humanos têm problemas no cotidiano e desenvolvem sintomas de estresse, os animais também podem ter isso, mas demonstram de formas diferentes. Ao contrário de nós, que podemos falar e expressar de variadas maneiras a raiva e a tristeza, um cachorro estressado sinaliza isso por outros meios - nem sempre muito óbvios. 

+Como identificar se o cão sofre com a síndrome da ansiedade de separação

É importante identificar um cachorro estressado e tentar melhorar a qualidade de vida dele
Reprodução Pinterest
É importante identificar um cachorro estressado e tentar melhorar a qualidade de vida dele

Às vezes alguns sintomas passam despercebidos e a mudança de comportamento, mais ainda. Isso costuma ser ainda mais enfático com pessoas que passam muito tempo fora de casa e não têm observado o pet com atenção. Para identificar um  cachorro estressado , confira algumas dicas e alertas, que com certeza vão melhorar a qualidade de vida do pet e só depende da boa vontade do tutor.

Agressividade

Se o comportamento normal do pet é calmo e equilibrado e de repente começa a ser agressivo, pode ser um sinal de estresse . Às vezes esse tipo de postura vem acompanhada de uma expressão de medo ou insegurança, notada até pelo modo corporal como ele se apresenta. 

O veterinário deve ser consultado o mais rápido possível, para entender se essa justificativa está realmente certa. Geralmente o tratamento foca em alternativas para amenizar a raiva do cão. Quando o animal não consegue lidar com as emoções e a ansiedade fica frustrado e tende a ter esse tipo de reação, como morder, latir ou mostrar os dentes para outros bichos e para a própria família. Enquanto o pet não se recupera totalmente dessa constante irritação o ideal é levá-lo na rua sempre com focinheira , para evitar que machuque alguém.

Um cachorro estressado pode apresentar sinais de agressividade e atacar outros animais
shutterstock
Um cachorro estressado pode apresentar sinais de agressividade e atacar outros animais


Falta de apetite e perda de peso

Não é raro um cachorro deixar de comer quando está triste ou sente-se sozinho. Da mesma forma, quando vive uma crise de estresse diminue a ingestão e o interesse pelos alimentos. Além de precisar dos nutrientes da comida, a tendência é perder peso consideravelmente, com propensão à anorexia, uma condição de magreza e fraqueza extrema.

Mas, é claro que a causa da falta de apetite pode ser outra, como uma doença mais séria ou outra complicação. Por isso, ao perceber essa alteração, leve-o imediatamente ao médico.

+Descubra o que você deve fazer se seu cachorro não come ração

Sono excessivo ou falta de sono

Esse quadro pode levar o animal a desenvolver dois sintomas opostos: dorme muito ou praticamente não descansa e vive hiperativo. A letargia , ou seja, apatia e desânimo constante é um dos sinais mais claros, quando na verdade o cão deveria estar alegre e saudável como sempre.

Por outro lado, aquele incansável que nunca para também é preocupante. Nessa situação, qualquer barulho ou novidade o irrita, de forma a caminhar em círculos e de um lado para outro durante o dia todo.

Isso é comum em cães muito ativos e enérgicos que vivem em apartamentos ou espaços restritos. Se o pet não consegue queimar a energia acumulada é comum apresentar agitação. Por isso, o tutor deve levá-lo para passear diariamente, se possível, ou no mínimo três vezes por semana. 

undefined
shutterstock
Sono excessivo ou hiperatividade são dois fatores que denunciam o estresse em cães

Lamber as patas compulsivamente

Esse é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns dentre os cães. Além de denunciar algum problema vivido pelo pet, é um hábito prejudicial à saúde da pele e do pêlo dos animais. É possível evoluir para feridas graves e permitir o contato entre as bactérias acumuladas na língua e a região machucada. Não raro, assim se desenvolvem inúmeras infecções.

A justificativa para lamber as patas  e a região genital? A falta de atenção do tutor ou a escassez de atividades físicas e mentais, como simples brincadeiras dentro de casa e passeios. 

Latido constante

Um cachorro latindo é sempre um sinal de que algo o incomoda. Mas e quando ele expressa a voz sem justificativa e de forma incessante? Pode ter certeza de que ele precisa de uma atenção especial. Nesse caso, reprimi-lo tende a piorar a situação. Talvez o melhor seja tentar acalmá-lo e encontrar maneiras para queimar a energia acumulada. Normalmente isso não se resolve sozinho e buscar dicas de um especialista seria o melhor.

+Cortar as cordas vocais do cão se ele late muito é uma boa ideia?

Cão isolado

Assim como muitos pets ficam apáticos e claramente desanimados, outros isolam-se de forma a demonstrar até certos sinais de depressão. É importante conhecer bem o companheiro, porque se geralmente ele é animado e disposto a brincar, esse tipo de comportamento caracteriza uma doença, um incômodo ou um possível estresse. 

undefined
Reprodução Pinterest

Vômito ou diarreia? Pode ser estresse

Problemas gastrointestinais

Sabe aquela diarreia ou vômito que o cão apresentou recentemente? É claro que podem ser sintomas de inúmeras doenças. Mas se esse sinal estiver unido de outros citados acima há grandes chances de ser estresse. Quando o pet passa por uma situação nova e está inseguro é comum acontecer isso. Nesse caso, sem dúvida o veterinário dee analisar o cão e identificar um diagnóstico.

Fazer as necessidades no lugar errado

Quando um cachorro passa por distúrbios emocionais há possibilidade de confundir até o lugar certo de fazer xixi  e cocô. O fato de viver uma situação de estresse e insegurança pode afetar sua capacidade de se controlar e de discernir as regras já aprendidas. Por isso, é necessário ter paciência e tentar entender o motivo dessa falha, ao invés de brigar e gritar com o animal.

O mais importante de tudo é sempre ter calma e carinho para lidar com o bichinho, em especial nesse momento. Exigir muito dele só tende a piorar o quadro e deixá-lo ainda mais inseguro.

Um cachorro estressado é fruto da qualidade de vida dele e dos hábitos cotidianos. Por mais banal que pareça, procure mudar pequenas coisas do dia a dia, como brincar mais com ele, levá-lo para passear e alimentá-lo sempre da melhor maneira. Com amor e saúde ele será um cão mais feliz!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!