Olá, amigos do Canal do Pet! Hoje eu vou falar sobre a hora que os cachorros vão tomar banho

Alguns tutores relatam muito desconforto no dia do pet tomar banho . Alguns animais ficam bastante agitados, outros assustados. Quando chega a hora de usar o secador, parece que tudo piora. Como essa rotina acaba fazendo parte da vida da maioria dos animais, especialmente dos cães, esse momento acaba sendo muito estressante e se transformando em um verdadeiro pesadelo.

Muitos cachorro não gostam de tomar banho e acabam se tornando agressivos
shutterstock
Muitos cachorro não gostam de tomar banho e acabam se tornando agressivos


Mas, por que ele fica assim?

Isso geralmente acontece porque o pet possivelmente fez uma associação ruim com o banho ou com os elementos que fazem parte dele, como o shampoo, barulho do secador ou do soprador, escova etc. Para reverter esse quadro, é preciso agir gradativamente e com paciência, para não causar ainda mais traumas.

O indicado é aplicar um treino denominado dessensibilização, ou seja, mostrar que o objeto (ou os objetos e o local) que o pet tanto teme não causará mal algum a ele. Trata-se exatamente de tirar a sensibilidade extrema que o animal demonstra. Esse treino deve ser feito com reforço positivo, ou seja, utilizar recompensas que deixem o animal bastante motivado para fazer associações positivas.


+ Ignorar pode ser uma grande arma na hora de educar o cachorro

Como é o treino

Se o medo for do secador, você pode pegar um pedaço de petisco, ligar o aparelho distante dele e, enquanto estiverem ouvindo o barulho e o animal se mantiver tranquilo, você pode deixá-lo mordiscar o petisco em sua mão. Quando ele acabar o petisco, desligue o secador. Se por acaso você notar que, mesmo longe, o secador ligado provoca medo, comece o treino com o secador desligado.

Com o tempo, vá aproximando o aparelho do animal, até o momento em que você conseguirá secá-lo, enquanto ele come o petisco. Lembre-se: se em algum momento ele se mostrar desconfortável ou assustado, respeite e retroceda o treinamento para uma fase anterior, na qual ele ainda não demonstra sinais de desconforto.

Um bom indicativo de que o treino está além do que o pet ainda suporta é, justamente, o apetite: caso ele não aceite o petisco que tanto adora, ele está desconfortável. Esse mesmo treino pode ser feito com outros objetos, como a escova e a toalha.

+ Cão agressivo? Saiba o que pode ser feito

Vale a pena investir nesse treinamento, já que o seu pet passará pela situação de banhos várias vezes durante a vida. Não queremos que o momento seja sempre um terror para ele, não é mesmo?

Se com essas dicas nada mudar na hora do bichinho tomar banho, você vai precisar de ajuda. Consulte um especialista em comportamento animal. 

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!