Sua casa vive cheia de pelo de gato? Confira dicas para diminuir o problema

Não tem como evitar completamente a queda dos pelos, já que esse é um processo natural e irreversível dos felinos

Pelo de gato pode ser considerado uma praga para a maioria dos donos. Eles se espalham por toda a casa, grudando no sofá, almofadas, tapetes e poltronas. O lado ruim é que não tem como evitar completamente que isso aconteça. O processo de queda é natural e irreversível, além de ser o preço que pago por adorar acariciar o felino.

Seu gato arranca o pelo? Descubra o que está causando esse comportamento

Porém, é possível para reduzir a queda de pelos com métodos simples. Seguindo alguns passos e realizando cuidados regulares, aos poucos o dono irá notar que a presença de  pelo de gato  pela casa começará a diminuir consideravelmente. 

Escove o gato regularmente

Escovações regulares ajudam a remover os pelos mortos
Foto: Reprodução Pinterest
Escovações regulares ajudam a remover os pelos mortos

A escovação é um dos melhores métodos para diminuir a queda de pelos, pois todos os fios que deveriam cair serão pegos pela escova. Realize essa tarefa todos os dias, por cerca de cinco minutos. Aos pouco começará a notar uma diferença na sujeira da casa, além do felino ficar muito feliz com seus cuidados. 

Use ferramentas especiais de vez em quando

Foto: reprodução shutterstock
Pelo de gato não será mais um problema se fizer escovações regulares

Em pet shops você encontra ferramentas especiais, feitas para tirar o máximo de pelo morto possível. Os produtos se diferem a partir da quantidade, grossura, tamanho e aproximação das cerdas. A escolha irá depender do que você deseja e do tipo de pelo do gato. Lembre-se que essas ferramentas só devem ser usadas uma vez por semanas e precisam ser manuseadas com cuidado.

Como escolher o melhor colchão para gatos

Mude a alimentação

Foto: Reprodução/ Shutterstock
É imprescindível a ração tenha todos os nutrientes para o gato

Uma alimentação adequada é imprescindível para que a pelagem do felino fique forte e não caia. Ômega 3 e ômega 6 fortalecem os pelos, nutrindo o bulbo capilar. Quedas excessivas de pelo podem significar que há uma carência dessas vitaminas. Então, garanta que o pet esteja recebendo todos os nutrientes necessários. Na dúvida peça ajuda ao veterinário para montar uma dieta equilibrada.

Parasitas

Foto: reprodução shutterstock
Parasitas é um problema que atinge a vida de muitos animais domésticos

Parasitas causam muita coceira ao gato, o que acaba causando fortes quedas de pelo. Se ele estiver com essas pragas, consulte um médico profissional para saber como tratar o problema. Provavelmente ele recomendará banhos com shampoos antiparasitários ou o uso de coleiras antiparasitas. 

Unhas de gato: saiba como cuidar e mantê-las aparadas

Aplicação de produtos

Foto: reprodução shutterstock
Aplicação de feromonas podem ajudar na quada de pelos

Outra opção é usar um produto com feromonas, uma substância que faz o gato se sentir bem. O objetivo é aplicar no corpo do bichano e fazer com que ele fique feliz, relaxado e consequentemente menos pelo de gato será visto na casa. O veterinário pode te indicar onde comprar, dizer se deve usar o produto e explicar o modo de utilização.