Como exercitar os gatos e garantir uma melhor qualidade de vida para eles

A atividade física na rotina dos felinos traz benefícios para a saúde e até mesmo para o convívio familiar

Os gatos são conhecidos por serem preguiçosos e dormirem muito, afinal, são cerca de 15 horas de sono por dia. Mas isso não significa que os bichanos não devem ter uma vida ativa. A falta da prática de exercícios aumenta o risco do desenvolvimento de doenças, principalmente as relacionadas ao sobrepeso, e pode influenciar no temperamento do animal. 

+ Identifique os sinais de um gato com depressão e saiba como ajudá-lo

Os gatos precisam ser incentivados a praticar exercícios
Foto: shutterstock
Os gatos precisam ser incentivados a praticar exercícios

Assim como acontece com os humanos, a prática de exercícios frequentes por parte dos gatos é sinônimo de qualidade de vida. Exatamente por isso os tutores não devem se prender ao conceito de que esses bichos são preguiçosos e não se preocupar em proporcioná-los atividades interessantes. O lado bom disso tudo é que essa tarefa não é difícil. 

Como incentivar o gato a praticar exercícios? 

O primeiro passo para mudar a rotina preguiçosa do animal deve ser o enriquecimento do ambiente. Disponibilizar brinquedos e objetos que o gato se interesse é uma ótima forma de chamar atenção dele. O dono que tem um bichano preguiçoso pode sentir uma certa dificuldade no início, mas, a partir de testes, irá descobrir o que atrai a atenção de seu bichinho. 

Brinquedos como arranhadores, bolinhas e varas com algo pendurado na ponta costumam ser os mais eficientes. Se nenhuma ação por parte do tutor for suficiente a dica é usar o artifício da erva do gato ou catnip , a planta possui uma substância que atua no cérebro do felino através do olfato e o deixa mais ligado e ativo. Dessa forma ele começará a interagir com o ambiente. 

Foto: shutterstock
A erva do gato pode ser um aliado do dono na hora de atrair a atenção do animal

Para manter o interesse é importante levar em consideração alguns pontos. O primeiro deles é que os gatos possuem períodos de maior ação durante o dia, para os adultos costuma ser de manhã cedo e a noite, por exemplo. Ao observar seu animal o dono passa a conhecer os seus costumes e pode utilizar essas informações como aliadas. O segundo é ter o cuidado para que o bichinho não enjoe da brincadeira, por isso alternar os brinquedos disponíveis é a melhor escolha. 

Vantagens 

A prática de exercícios ajuda na manutenção da boa saúde do animal. Gastar energia evita que o  gato se torne obeso e, consequentemente, uma série de complicações relacionadas a isto (hipertensão, diabetes, fígado gordo, colesterol, doença articular, etc). Além disso, gatos que possuem interação com os donos costumam ter um comportamento mais tranquilo e serem mais obedientes, o que melhora a convivência dentro de casa.