Seu gatinho tem muito sono? Ele fica o dia inteiro deitado, dormindo e você começa até a achar que ele é preguiçoso. Mas, quem é dono de felinos, já deve ter percebido que isso acontece principalmente na parte do dia, porque durante a noite, eles podem ser bem ativos, barulhos em casa durante a madrugada são comuns.  

Leia mais:  Cama para gatos: como escolher a mais adequada para o seu?

Esses bichanos conseguiram a fama de dorminhocos porque podem dormir até 20 horas em um dia! Haja sono para um animal tão pequeno. Claro que isso não é seguido, são cochilos picados durante o dia que, somados, resultam nesse tempo. 

Saiba o motivo para o seu gato ter tanto sono e só pensar em dormir
Reprodução Pinterest
Saiba o motivo para o seu gato ter tanto sono e só pensar em dormir

Mas a pergunta que não quer calar é: porque os gatos dormem tanto? Esse é um tema que muito amantes de felinos já deve ter pensado sobre. Eles não são animais preguiçosos e nem sentem muito sono à toa, na verdade isso está relacionado aos costumes noturnos do pet. 

Por ser um animal de hábitos noturnos, eles tem pequenos períodos de sono a noite, então acabam dormindo mesmo na parte do dia. Isso acontece porque os gatos têm a fisiologia de um predador. É uma característica que outros felinos também possuem - dormir de dia para caçar a noite - e eles herdaram. Apesar de terem sido domesticados, ainda mantêm alguns hábitos da vida selvagem.

Mais:  Veja 10 coisas que os gatos não gostam e você deve saber

Esses instintos primitivos ainda são possíveis de observar nas brincadeiras que os bichanos fazem, por exemplo. Eles gostam de se rastejar pelas sombras, entrar em locais pequenos para se esconder, ficar a espreita do dono e até pular em cima de pessoas ou objetos sem aviso. Mesmo que na realidade sejam apenas brincadeiras simples dentro de casa, elas demandam gasto de energia com a "caça" e os cochilos auxiliam na economia e na reposição dela.

Assim como os humanos, os felinos também são influenciados pelo clima e ambiente. Fatores como a raça, a idade, saúde e até o temperamento do animal também influenciam o nível de sono que os bichanos sentem. Mas eles são seres de fácil adaptação, isso significa que ele pode adequar seus hábitos de descanso para conseguir passar mais tempo com quem gosta, se for do seu desejo. Em outras palavras, eles conseguem se adaptar melhor a rotina da casa, mas não vou deixar o soninho de lado. 

Saiba o motivo para o seu gato ter tanto sono e só pensar em dormir
Reprodução Pinterest
Saiba o motivo para o seu gato ter tanto sono e só pensar em dormir


Saiba mais:  13 fotos de gatinhos fofos para se apaixonar

Agora que você já sabe que seu gato não é preguiçoso e nem sente muito sono à toa, deixe-o descansar durante o dia para que recarregue suas energias para a noite. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!