Como tosar cachorro em casa de forma correta

Sim, é necessário seguir algumas regras na hora de mudar o corte do pet para não prejudicá-lo

Cães peludos costumam dar certo trabalho na hora da escovação e de outros cuidados mais gerais. Isso exige tempo e dinheiro, assim como uma atenção especial, ainda mais em períodos de temperaturas altas. Mas, para evitar levar o cão ao petshop e ter ainda mais gastos, muitos tutores gostariam de aparar os pelinhos do rosto dele, por exemplo, por conta própria. No entanto é importante saber como tosar cachorro em casa sem prejudicar a estética e a saúde dele.

+Pet shop - saiba todos os serviços oferecidos pelos estabelecimentos

Foto: Reprodução
Como tosar cachorro em casa de forma correta

Para esse tipo de cuidado há escovas especiais e diferentes tipos de corte. Normalmente existe uma técnica específica de como tosar cachorro e não é simplesmente pegar a tesoura e sair aparando. Às vezes a pressa é grande, mas o animal pode inclusive ter medo de tosa . Por isso, se o objetivo é deixá-lo ainda mais bonito, siga alguns passos.

Materiais usados para tosar

Existem algumas ferramentas específicas para tosar o animal de maneira segura e muito mais prática.  Alguns tipos específicos de escovas  e tesouras são fundamentais nessa tarefa e devem ser adequados ao tipo de pelagem do seu cachorro. 

Por exemplo, em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação exatamente. Passar a mão com uma luva de plástico é suficiente para ajeitá-lo. No caso de pelagem longa, vai depender se é macio ou áspero, fatores mais influentes do que ser liso ou crespo. No caso de ser mais duro o pente de aço e a rasqueadeira são mais indicados, mas se tem maciez o melhor é usar uma pin brush (escova sem cabo), com cerdas duras, mas não a rasqueadeira.

Foto: Reprodução/ Shutterstock
A escovação é o primeiro passo antes de iniciar a tosa doméstica


Escovar primeiro, cortar depois

Primeiro tenha certeza se o pet não está com nenhuma alergia, carrapato  ou pulga  na pele. Se houver qualquer sinal disso, leve-o no veterinário e não inicie o corte.

Caso esteja tudo bem, separe de forma adequada os pelos do pet em camadas. Molhe a região e penteie tudo até retirar todos os nós e em seguida separe o que será cortado ou não. É importante ter cuidado para não machucar a pele do animal com a escova. Cuidado também para não apertá-lo demais ou fazer movimentos muito bruscos, para evitar assustá-lo. 

Garantir que o cão esteja relaxado e tranquilo é essencial. Se ele tiver praticado atividade física antes da tosa provavelmente ficará menos agitado. Ao movimentar-se demais o tutor corre o risco de machucá-lo e de o corte sair todo torto.

Cada raça um tipo de pelo

Atente sempre para o tipo de pelagem do cachorro.

  • Pelo curto: Labrador, Duschund, Dálmata, Pug, Bulldog Inglês e Francês, Boxer, Pastor Alemão, Shar Pei, Pinscher, Chihuahua 
  • Pelo médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker, Spaniels 
  • Pelos finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga

Procure sempre seguir o estilo de corte que naturalmente o pelo apresenta. Em cachorros mais peludos, como o Poodle, procure manter a cabeça e o começo das patas sempre com o mesmo volume de pelagem. Partes mais rasas devem se manter assim, bem como as cheias devem continuar.

+Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Foto: Reprodução
Cada tipo de pelagem exige uma tosa específica


Usar tesoura ou máquina?

Basicamente a regra é: cães muito peludos precisam da máquina e os de pelagem mais curta podem ser aparados com a tesoura . Normalmente esta última deve ser usada para corrigir erros de outras tosas e regularizar o pelo. Além disso, é melhor para áreas do corpo em que a densidade precisa ser mantida mais ou menos igual. 

Como usar a máquina

A máquina é a melhor opção para o corpo, mas não para o rosto. O movimento começa da cabeça e depois vai para o corpo, sempre de cima para baixo e nunca o contrário. O dorso pode ser aparado, bem como regiões de pelagem densa e homogênea.  

É preciso cuidar bem das lâminas para ter maior durabilidade e isso é fácil de fazer em casa. Para limpá-la basta uma escovinha pequena para retirar os pelos ali acumulados e nada de usar álcool para desinfetar. Esterelizá-la em água quente antes de usar é o melhor para garantir a retirada total de possíveis corpos estranhos, que entrariam em contato com o corpo do animal.

Foto: Reprodução/ Shutterstock
A tesoura e a máquina são os principais instrumentos usados para aparar a pelagem do pet


Tipos de lâmina

Não basta apenas saber como manusear a máquina, existe um tipo próprio para cada tip de pelo e vai depender também do objetivo do tutor. 

Cães de pelo duro: lâmina 8,5 - que corta em torno de 2,8 mm de altura. Esse tipo é ótimo para o Terrier, o Dálmata e o Schnauzer são exemplos de raças em que pode ser aplicado.

Cães de pelo crespo e denso: raças como Poodle e Bichon Frisé exigem um cuidado maior na hora da tosa. A lâmina 4 e 4F é excelente para aparar em uma altura de 9 mm e garantir a regularidade do pelo.

Corte doméstico: para esse tipo de tosa o mais fácil é comprar uma do tipo 7 ou 7, que corta por volta de 3,2 mm.

Para facilitar a escovação: apesar de a lâmina 5 ou 5F ser ótima para essa finalidade, não é tão indicada para cães de raça, já que a região do focinho e das orelhas fica muito comprido. O corte costuma ser de 6,3 mm de altura.

+O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?

Foto: Reprodução/ Shutterstock
A máquina precisa de cuidado para ser usada


Como usar a tesoura

Na face do cachorro o ideal é aparar apenas os pelinhos que atrapalham a visão dele ou de fato excessivos em relação ao que deveria estar. Cuidado sempre para não machucar os olhos, as orelhas ou o focinho do animal.

Também é útil nas patas, apenas para acertar seu formato, tornando-as mais redondas no caso da pelagem mais densa e crespa, por exemplo. Nada de tosar em excesso, afinal, o pelo é fundamental para proteção da pele. 

A tosa higiênica , corte dos pelos nas genitais do pet são ainda fundamentais para garantir o conforto e afastar o incômodo dele na hora de fazer as necessidades, por exemplo. Mas atenção, não apare demais porque a região é sensível e o cachorro tende a coçar e lamber quando apresenta uma sensação de "ralado".

Agora ficou mais fácil saber como tosar cachorro em casa. Mas, lembre-se de procurar um especialista caso não consiga seguir esses passos, para evitar machucar ou prejudicar a pelagem do pet.

+Cheiro de cachorro é difícil de lidar, mas em alguns passos pode ficar fácil