Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

Vai dar uma festa nesse fim de semana? O cão pode participar sem estresse

Uma das épocas mais complicadas para quem tem cachorro são as de comemorações. Seja no Natal, Ano Novo ou uma festa em um dia comum em casa, os pets tendem a ficar muito estressados e sofrem com o barulho excessivo. Além disso, o fato de haver várias pessoas em um mesmo lugar deixa o cachorro agitado e ansioso. Principalmente quando há queima de fogos, música alta e muita gente falando ao mesmo tempo. 

+Como fazer uma festa de aniversário para cachorro

Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo
Foto: shutterstock
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

Isso é até um empecilho para inúmeros tutores, que optam por não fazer a festa devido ao estresse do cão ou procuram outros lugares para deixá-lo durante a comemoração. Mas e quando  a pessoa não tem com quem deixá-lo ou a creche é muito cara? Existe uma solução para toda essa complicação e algumas simples dicas podem ajudar a acalmar o cachorro agitado.

Primeiro, é importante ter em mente que a audição dos cães é muito mais aguçada que a nosaa. Portanto, a música no volume máximo somada às várias vozes estridentes vão indomodá-lo e levar ao estresse. Essa quantidade de barulho vai fazê-lo querer se livrar disso, fugir de casa ou colocar-se em algum cantinho da casa onde não haja tanta bagunça. Outros ainda reagem com latidos e procuram o tutor a toda hora para pedir socorro. 

A sensação do cão é de medo e insegurança. Mas tudo depende da personalidade do cachorro, uns se incomodam mais, outros nem se importam tanto. 

+17 provas que cachorrinhos também comemoram o Dia do Amigo

Foto: Reprodução Pinterest
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

O ideal é apresentar todos os presentes na festa ao pet, para ele se sentir mais à vontade e perceber que não sofre nenhuma ameaça. Além disso, é indicado mantê-lo ocupado, brincando e divertindo-se.

Algumas atitudes simples podem ajudar:

  • Jogue a bolinha para ele ou dê aquele brinquedinho que ele adora mastigar.
  • Se possível, deixe-o em um cômodo isolado do barulho do resto da casa, mesmo que a casa não seja muito grande
  • Canse-o durante o dia (ou no dia anterior à festa, se ela for de manhã), leve-o para passear, correr e queimar energia, a fim de que durante o período do evento ele fique mais tranquilo e cansado suficiente para ficar mais tranquilo

  • Enrole o pet em uma cobertinha ou coloque uma roupinha nele, para dar mais sensação de segurança

+Cachorros e fogos de artifícios: como acostumá-los ao barulho

Foto: Reprodução
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

Além, disso, hoje em dia alguns veterinários indicam feromônios, que nada mais são do que produtos com a finalidade de apaziguar o animal. Seriam preparados a partir de substâncias liberadas pelas fêmeas lactantes e prometem deixar o cachorro mais calmo. Porém, o melhor é procurar o médico para recomendar o tipo mais adequado ao seu bichinho e avaliar se essa é a melhor alternativa mesmo.

E o mais importante de tudo: passe sempre sensação de segurança ao cachorro agitado e tente dar carinho atenção a ele durante a festa. O adestramento também ajuda a diminuir o estresse nessas horas, além de reduzir os latidos e uivos do cão.

+Cachorro medroso: os possíveis motivos e o que precisa ser feito